Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054614.
Docente(s)
            - Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          1-Entender as especificidades do online e das diferentes plataformas digitais.
2 -Exercitar a escrita para o online através de diferentes tipos de exercícios práticos, nomeadamente produção, adaptação e gestão de diferentes tipos de conteúdos.
Programa
          1 - As linguagens do digital
     texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia
2 - O utilizador
3 - Arquitectura de informação
4 - O texto 
    - Texto e hipertexto
    - Estratificação da informação na Web
    - Escrita por blocos e pirâmide invertida
    - técnicas redactoriais
    - títulos e legendas
   - O design
5 - As diferentes plataformas (as diferentes redes sociais, jornais online, blogs)
6 - escrita digital 
   - exercícios práticos
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência: 
Nesta época, a avaliação da UC é contínua. A nota final corresponde à média ponderada dos trabalhos realizados ao longo do semestre. 
Os alunos terão que realizar 80% dos trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 ou não realizar 80% dos trabalhos, será admitido a exame. 
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por exame:
Exame escrito 60% + 40% trabalhos realizados na avaliação contínua.
Estes critérios, incluindo prazos de entrega de trabalhos, também se aplicam aos trabalhadores estudante e alunos em Erasmus.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Kilian, C. (2009). Writing for the web. Vancouver:  Selfcounsel Press
- McCandless, D. (2010). Information is beautiful. Cambridge:  Cambridge Press
- Nielsen, J. (1999). Designing web usability. .:  New Riders Publishing
- Ray, T. (2006). Online Journalism. Cambridge:  Cambridge House
- Wood, A. (2017). Online Communication: Linking Technology, Identity, & Culture. UK:  Routledge
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas de adaptação e criação de textos em função das especificidades e potencialidades da Web.
Software utilizado nas aulas
          NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















