5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905471.
Docente(s)
- António Francisco Afonso Fraqueiro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
No final da Unidade Curricular os alunos deverão:
A Adaptar os planos de Relações Públicas, tendo em conta os objetivos da organização.
B - Conseguir identificar as necessidades e processos no planeamento e realização de um evento, tendo em conta o briefing e objetivo referenciado.
C Direcionar a Comunicação, em Relações Públicas e em Gestão de Eventos, ao público-alvo.
D - Conferir aos alunos a capacidade de construir e implementar planos de relações públicas.
Programa
1Fundamentos de Relações Públicas
a.Evolução histórica das Relações Públicas
b.Tipos e Características e estratégias
2-Intervenção das Relações Públicas nas Organizações
a.Reputação, imagem e identidade das organizações | De acordo com o ODS 9 - Indústrias, Inovação e Infrastruturas
b.Públicos-alvo e stakeholders
c.Plano de Relações Públicas
d.Relações com os media
3Eventos no composto da comunicação organizacional;
a.Definição e Caracterização de eventos
b. Razão do crescimento do investimento, em
eventos, pelas organizações
c.Benefícios Empresariais
d.Tipologias de Eventos
4 Etapas do Planeamento de Eventos;
a.Objetivos
b.Públicos-alvo
c.Estratégia
d.Protocolo
e.Orçamentação: Patrocinadores, mecenas,
fornecedores e parceiros |De acordo com o ODS 17 - Parcerias para a implementação de objectivos
5Operacionalização de Eventos
a.Recursos humanos
b.Recursos Técnicos
c.Relações com os Media
d.Material de Comunicação
6-Métodos de Controlo de Avaliação
a.Qualitativos
b.Quantitativos
Metodologia de avaliação
Frequência:
15% | Assiduidade e participação
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 8 valores.
Para obter aprovação à Unidade Curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média dos vários elementos de avaliação.
Caso o aluno não cumpra ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores, em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Exame Recurso:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Bibliografia
- de Saldanha, S. e Caetano, J. e Isidoro, A. e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa: Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, J. e Barqueiro Cabrero, M. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa: Porto Editora
- Dionísio , P. e Rodrigues , V. (2021). Mercator O Marketing na Era Digital. (Vol. 18). (pp. 17-642). Lisboa: Dom Quixote
- Lindon , D. (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing . (Vol. 10). (pp. 8-686). Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado actual e novas tendências na gestão de eventos e nas relações públicas.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)