5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905471.
Docente(s)
            - António Francisco Afonso Fraqueiro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          No final da Unidade Curricular os alunos deverão:
A  Adaptar os planos de Relações Públicas, tendo em conta os objetivos da organização.
B - Conseguir identificar as necessidades e processos no planeamento e realização de um evento, tendo em conta o briefing e objetivo referenciado.  
C  Direcionar a Comunicação, em Relações Públicas e em Gestão de Eventos, ao público-alvo.
D - Conferir aos alunos a capacidade de construir e implementar planos de relações públicas.
Programa
          1Fundamentos de Relações Públicas 
      a.Evolução histórica das Relações Públicas
      b.Tipos e Características e estratégias
2-Intervenção das Relações Públicas nas Organizações
      a.Reputação, imagem e identidade das organizações | De acordo com o ODS 9 - Indústrias, Inovação e Infrastruturas
      b.Públicos-alvo e stakeholders
      c.Plano de Relações Públicas
      d.Relações com os media
3Eventos no composto da comunicação organizacional; 
     a.Definição e Caracterização de eventos
     b. Razão do crescimento do investimento, em 
      eventos, pelas organizações
    c.Benefícios Empresariais
    d.Tipologias de Eventos
4  Etapas do Planeamento de Eventos; 
    a.Objetivos
    b.Públicos-alvo
    c.Estratégia
    d.Protocolo
    e.Orçamentação: Patrocinadores, mecenas, 
    fornecedores e parceiros |De acordo com o ODS 17 - Parcerias para a implementação de objectivos
5Operacionalização de Eventos
    a.Recursos humanos 
    b.Recursos Técnicos
    c.Relações com os Media
    d.Material de Comunicação
6-Métodos de Controlo de Avaliação
    a.Qualitativos
    b.Quantitativos
Metodologia de avaliação
          Frequência: 
	15% | Assiduidade e participação
	35% | Trabalho de grupo.
	50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 8 valores.
Para obter aprovação à Unidade Curricular: 
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média dos vários elementos de avaliação. 
Caso o aluno não cumpra ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores, em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Exame Recurso:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Bibliografia
          -  de Saldanha, S.  e Caetano, J.  e Isidoro, A.  e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa:  Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, J.  e Barqueiro Cabrero, M. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa:  Porto Editora
- Dionísio , P.  e Rodrigues , V. (2021). Mercator  O Marketing na Era Digital. (Vol. 18). (pp. 17-642). Lisboa:  Dom Quixote
- Lindon , D. (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing . (Vol. 10). (pp. 8-686). Lisboa:  Dom Quixote
Método de Ensino
          A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado actual e novas tendências na gestão de eventos e nas relações públicas.
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















