5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054631.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas do mundo atual.
Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe, a pronúncia e a ortografia.
Programa
Relações Interpessoais
- Contactos profissionais iniciais
- Carreiras Profissionais
- Colegas de profissão
- Personalidades e acontecimentos
O Mundo Envolvente
- Viagens
- A era digital
- Notícias do mundo
A Comunicação Social
- Rádio, Televisão, Internet, Jornais, Revistas
- Imprensa escrita e social media
Futuras Atividades Profissionais
Conteúdos gramaticais ao nível A2 do QCERL
Metodologia de avaliação
* Avaliação por Frequência
Prova escrita no final do semestre 60%;
Trabalho em sala de aula, Fichas de trabalho, Exercícios orais - 20%;
1 teste realizado ao longo do semestre - 10%
1 trabalho realizado ao longo do semestre - 10%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação acima definidas. Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Todas as avaliações serão realizadas presencialmente. (exceções serão decididas pela docente)
*Avaliação por Exame/Recurso/Época Especial
Exame escrito 70%
Trabalho escrito com apresentação oral relacionado com o tema do Jornalismo - 30%
Este trabalho só se aplica a quem não o fez ao longo do semestre.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação acima definidas. Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Holthaus, H. e Eisfeld, K. e Bock, H. e Schätze-Nähmke, U. (2013). Themen aktuell 1. Deutschland: Hueber
- Lemcke, C. e Rohrman, L. e Scherming, T. (2011). Berliner Platz 1. Bohn: Langenscheidts
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas nas quais se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)