Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054813.
Docente(s)
            - Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          O principal objectivo desta unidade curricular é fornecer uma visão global e integrada das problemáticas contemporâneas na nossa sociedade. Assim, pretende-se promover uma consciência e reflexão crítica dos alunos sobre as sociedades contemporâneas, bem como desenvolver a perspectiva da diversidade e heterogeneidade social. Neste sentido, constitui também um objectivo desta unidade curricular o desenvolvimento de instrumentos conceptuais de leitura e análise critica da realidade social.
Os estudantes devem ser capazes de:
a)	Identificar e interpretar os principais problemas que atualmente se colocam em termos de desenvolvimento social, económico, político, ambiental e mediático;
b)	Consultar fontes de dados estatísticos e bibliográficos para obter informações relevantes à abordagem de cada problema;
c)	Expor, oralmente e através de reflexão escrita, ideias relacionadas com as Problemáticas Contemporâneas.
Programa
          1.	Introdução às Problemáticas Contemporâneas 
1.1.	Principais tendências de transformação das sociedades contemporâneas
1.2.	O que pensam os Millenials e os GenZs
2.	Problemáticas ambientais 
2.1.	Problemas ambientais e territoriais - a emergência de uma nova preocupação social
2.2.	 Consciência individual e coletiva
3.	Problemáticas sociais 
3.1.	Desigualdades sociais - algumas dimensões
3.2.	 Problemas demográficos contemporâneos
4.	Problemáticas políticas 
4.1.	 Eleições e Sistemas Eleitorais
4.2.	 Populismos e Extremismo
4.3.	 Guerras e Conflitos
5.	Problemáticas económicas 
5.1.	A globalização: problemas e perspetivas; 
5.2.	Mercado Imobiliário 
5.3.	A crise da zona euro
5.4.	O desemprego
5.5.	 Pensões: a segurança de rendimento na reforma e o financiamento.
5.6.	Pobreza e fome
5.7.	Inovação e Tecnologia
6.	Papel da Comunicação Social nas diferentes temáticas
6.1.	 Orgãos comunicação social
6.2.	 Redes sociais 
6.3.	Fakenews e Factcheck
7.	Apresentação Oral e discussão das diferentes temáticas selecionadas
Metodologia de avaliação
           Avaliação por Frequência:
Os alunos serão avaliados através de três elementos: 
1  Apresentação  e elaboração de um PodCast de 10 minutos sobre o tema atribuído ao grupo(40%) 
2 - Individualmente cada aluno tem de preparar 2 questões para serem colocadas no dia do debate, suscitando o mesmo(10%). 
3  Cada grupo tem de elaborar um relatório com análise crítica sobre cada temática debatida em aula  50%
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Serão admitidos a exame os alunos que não apresentem um dos momentos de avaliação atrás descritos.
Só serão admitidos a avaliação por frequência, os alunos que assistam a 2/3 do número total de aulas lecionadas. Caso não cumpram este requisito, serão automaticamente admitidos a exame. 
Avaliação por Exame:
 Prova escrita  100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo
11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - European Commission, . (0). Commission Communication - The demographic future of Europe  From challenge to opportunity. Acedido em 4 de setembro de 2022 em https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/eec46e9d-b108-489e-9d65-b0e216428094/language-ro
- Finchelstein, F. (2019). Do Fascismo ao Populismo na História. Lisboa:  Edições 70
- GIDDENS, A. (2001). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa:  Ed. Presença
- RODRIK, D. (0). The Globalization Paradox: Democracy and the Future of World Economy. Acedido em 4 de outubro de 2021 em https://drodrik.scholar.harvard.edu/publications/globalization-paradox-democracy-and-future-world-economy
Método de Ensino
          As aulas serão teórico-práticas, compreendendo a exposição das temáticas, acompanhadas de trabalhos de carácter prático/exploratório com recurso a suportes audiovisuais, elaboração podcast, relatórios, ensaios, notícias e outras fontes de informação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















