Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054712.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
- Entender as diferentes estratégias, linguagens e objetivos dos diferentes tipos de publicidade;
- Compreender a utilização da publicidade como meio de alcançar objetivos específicos numa estratégia de comunicação integrada de Marketing;
- Perceber o funcionamento de uma agência de publicidade bem como os seus processos e metodologias;
- Reconhecer a interação da publicidade com outras ferramentas de comunicação;
- Utilizar adequadamente a metalinguagem da comunicação publicitária como reforço das mensagens produzidas;
Programa
1. A Publicidade: conceitos gerais, funções e tipos.
2. Os diferentes tipos de Publicidade e as suas linguagens: razão e emoção.
3. A Agência de Publicidade: funções organizacionais e estrutura.
4. O Planeamento de campanhas e estratégia de meios: etapas na conceção de uma campanha publicitária e veiculação nos meios.
5. O Branding: noções básicas, identidade e imagem de marca, tipos de marcas.
6. O Posicionamento: conceito, as perspectivas do posicionamento, etapas e mapas perceptuais.
7. As peças publicitárias: peças e respetivos meios de comunicação.
8. A Comunicação integrada de Marketing: conceito e importância,
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- uma prova escrita (50%)
- um trabalho de grupo (25%)
- um trabalho individual (25%)
A apresentação dos trabalhos é obrigatória.
A classificação final resulta da média ponderada das classificações das avaliações dos elementos de avaliação definidos, considerandos os respectivos pesos.
Dispensa de exame:
-Entrega obrigatória dos 2 trabalhos e nota positiva nos 3 elementos de avaliação.
- Se algum dos trabalhos tiver menos de 10, o aluno será automaticamente admitido a exame.
->O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
->A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores estudante.
->A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes de Erasmus e internacionais.
Avaliação por Exame:
Prova escrita 40% (+ 60% da nota ponderada dos trabalhos entregues em época de avaliação por frequência).
A classificação final resulta da média ponderada das classificações das avaliações dos elementos de avaliação definidos, considerando os respetivos pesos.
->O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT
->A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores estudante e aos estudantes de Erasmus e internacionais
Bibliografia
- APAN, A. (2011). REsultou: casos exemplares de comunicação publicitária eficaz. Lisboa: Verso de Capa
- Oliveira, C. (2019). Brand management na era digital e humana. A gestão para o sucesso.. Lisboa: Actual Editora
- Rasquilha, L. (2009). Publicidade - Fundamentos, estratégias, rrocessos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
Método de Ensino
Método teórico e expositivo com forte ênfase na participação reflexiva dos alunos em contexto prático. Análise de casos de
estudo e discussão crítica de campanhas.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)