Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.
Docente(s)
            - Ana Isabel e Sousa do Carmo  (2)
- Rosália Isabel Duarte Rodrigues  (2)
- Andreia Maria Alves de Almeida (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          No final desta UC os alunos deverão saber colocar em prática os seguintes pontos:
a) Desempenhar tarefas ligadas à pesquisa e investigação estratégica, ao planeamento e à gestão de projetos de comunicação, nomeadamente no âmbito dos Planos de Patrocínios. 
b) Reconhecer e aplicar taticamente as metodologias de Marketing e Comunicação aplicadas à tipologia de projeto em estudo. 
c) Criar planos para redes sociais, gerir e implementar ações nas redes sociais. 
d) Identificar campanhas de Trade Marketing estudar o que é utilizado no presente e analisar criticamente o futuro. 
e)  Conceber diferentes tipos de conteúdos, adequando a linguagem a redes sociais distintas. 
f)  Aplicar técnicas de composição visual e usar ferramentas de criação de conteúdos visuais
g) Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão. 
h) Desenvolver a criatividade.
i) Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.
Programa
          Módulo A:
1. Gestão de Redes Sociais
        1.1 Análise de redes sociais
        1.2 O Cronograma de Posts
        1.3 Desenvolvimento de conteúdos, tendo em conta a linguagem das várias plataformas
        1.4 Plataformas de apoio à gestão de redes sociais
             1.4.1 Implementação de gestão
             1.4.2 Plataformas e métricas de avaliação
Módulo B:
2. Desenvolvimento de conteúdos visuais para as redes sociais
         2.1 Tipos de conteúdo
         2.2 Elementos base da comunicação visual (forma, estrutura, imagem, cor e tipografia)
         2.3 Técnicas de composição visual adequadas a objetivos de comunicação específicos
         2.4 Ferramentas para a criação de conteúdos visuais
Módulo A:
3. Trade Marketing
         3.1 - Conceito de Trade Marketing
         3.2 - Quais os objetivos primários e secundários
         3.3 - Tipos de implementação no Trade Marketing
         3.4 - Os Canais Trade
         3.5 - Estratégia Trade
Módulo A:
4. Planeamento e Gestão de Patrocínios
            4.1 - Dossier, Caderno ou Proposta de Patrocínio
            4.2 - Carta de apresentação
            4.3 - Tipos de Patrocínio
            4.4 - Escalões de Patrocinadores  
            4.5 - Contrapartidas/Benefícios para o Patrocinador 
            4.6 - Gestão dos Patrocínios  
Metodologia de avaliação
          A avaliação é contínua e resulta da média ponderada entre os dois módulos: Mód. A - 70% + Mód. B 30%: 
Mód. A: Participação - 20% + Trab. Escritos - 40% + Trab. Práticos 40%
Mód. B: Participação - 10% + Trab. prático individual - 70% + Apresentação e defesa oral do trabalho - 20%
Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas PL).
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
O estudante será admitido à época de avaliação por exame caso não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos elementos de avaliação.
Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente responsável no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.
Os estudantes Erasmus devem contactar a docente responsável para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.
Avaliação por Exame:
Nota I x 50% + Nota II x 50%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. Realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua realização.
Bibliografia
          - Cardoso, J. (2004). Como Gerir Patrocínios com Sucesso. (Vol. 1ª Edição). (pp. 1-164). Lisboa:  Edições Síbilo
- Ferreira, A.  e Galvão, J.  e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa:  Top Books
- Kotler, P. (2009). Administração de Marketing. Lisboa:  Prentice-Hall
- Lendrevie, J.  e Brochand, B.  e Rodrigues, J.  e Dionísio, P. (1999). Strategor. Política Global da Empresa. Lisboa:  D. Quixote
- Lupton, E. (2008). Graphic Design: The New Basics. (Vol. 1). NA:  Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. NA:  Princeton Architectural Press
- Rodrigues, J.  e Dionísio, P.  e Lévy, J.  e Lendrevie, J.  e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  Dom Quixote
- Shering, A. (2017). Introduction to Graphic Design: A Guide to Thinking, Process & Style. NA:  Bloomsbury Publishing.
Método de Ensino
          1.	Expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2.	Ativo (desenvolvimento de exercícios de carácter teórico-prático)
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Word
Microsoft PowerPoint
Microsoft Excel
Microsoft Teams
Zoom   
Adobe Creative Cloud
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















