7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.
Docente(s)
            - Carla Dias Marques da Cruz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          O Atelier de Comunicação III é o culminar de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial. 
Neste sentido tem como principal foco o planeamento de Marketing Estratégico e o seu reflexo no Marketing Operacional, especificamente através da implementação, do acompanhamento e da respectiva avaliação das ações de comunicação realizadas.
No final do semestre o aluno estará capacitado para:
A. Definir estratégias de longo prazo no âmbito do Marketing estratégico.
B. Analisar e tomar decisões de Marketing tendo por base os diferentes cenários possíveis.
C. Incorporar a missão e valores da marca em todas as manifestações da mesma.
D. Adequar as ações de comunicação às características dos mercados-alvo.
E. Organizar o portfolio de produtos/serviços de uma organização.
F. Analisar o mercado que o rodeia e sistematizar dados quantitativos e qualitativos.
G. Implementar, produzir e acompanhar ações específicas de comunicação.
H. Objetivo de desenvolvimento sustentável: 12. Produção e consumos sustentáveis.
Programa
          1. Marketing Estratégico
 a. A missão e os valores da empresa
 b. A identidade corporativa
 c. Portfolio de Negócios 
 d. Caracterização dos mercados-alvo
 e. Análise de mercado
2. Marketing Operacional
 a. Da Comunicação Estratégica  aos Planos de Comunicação.
 b. Comunicação Publicitária offline e online.
 c. Produção de eventos offline / online.
 d. Documentação de planificação e execução de projetos.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua
Composição da nota: 
Trabalhos: 
Escritos 40% 
Práticos 60% 
Para obter aprovação à Unidade Curricular: 
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos trabalhos.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 18 de Outubro do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
 
Ex. Normal e de Recurso: 
Nota I x 75% + Nota II x 25%, sendo  
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua, 
II. realização de uma prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional da docente e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.
Bibliografia
          - Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade.. Lisboa:  Estrela Polar
- Kotler, P.  e Et al, . (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London:  Prentice Hall
- Kotler, P.  e Kartajaya, H.  e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade.. Lisboa:  Actual Editora
- Lindon, D.  e Lendrevie, J.  e Lévy, J.  e Dionísio, P.  e Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  Dom Quixote
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa:  Gestão Plus
Método de Ensino
          Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa com a recriação do ambiente laboral com diferentes projetos e tarefas reais a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter pontual e/ou contínuo.
Software utilizado nas aulas
          NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















