IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Inglês e os Media

<< voltar ao Plano Curricular

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,0 OT , Cód. 905483.

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.

Programa
1. Os média Britânicos/Americanos
1.1. Imprensa escrita
1.1.1. Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2. Análise de notícias nos seus diferentes aspetos - Forma e conteúdo
1.1.3. Tradução e retroversão de notícias
1.2. Televisão
1.2.1. Tipos de programas
1.2.2. Personalidades televisivas
2. Linguagem dos diferentes média
2.1. Jornais e revistas
2.2. Televisão
2.3. Rádio
2.4. Online
3. Documentos jornalísticos
3.1. Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2. Press Releases
4. Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1. Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2. Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5. A revolução digital na esfera dos média
5.1. Redes sociais
5.2. Mudanças e consequências

Metodologia de avaliação
* Avaliação Contínua (abrange todos os alunos exceto aqueles abrangidos por outros estatutos legais):
- Teste escrito realizado no final do semestre- 60%
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas e fichas - 20%
- Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 20%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas três componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
* Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa >(escrito e oral) - 30%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas duas componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

* Avaliação Final (exame e recurso):
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral)- 30%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas duas componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London: SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: SAGE Publications Ltd
- Knight, M. e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.

Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área dos média, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e escrita.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado