4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054813.
Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O principal objectivo desta unidade curricular é fornecer uma visão global e integrada das problemáticas contemporâneas na nossa sociedade. Assim, pretende-se promover uma consciência e reflexão crítica dos alunos sobre as sociedades contemporâneas, bem como desenvolver a perspectiva da diversidade e heterogeneidade social. Neste sentido, constitui também um objectivo desta unidade curricular o desenvolvimento de instrumentos conceptuais de leitura e análise critica da realidade social.
Os estudantes devem ser capazes de:
a) Identificar e interpretar os principais problemas que atualmente se colocam em termos de desenvolvimento social, económico, político, ambiental e mediático;
b) Consultar fontes de dados estatísticos e bibliográficos para obter informações relevantes à abordagem de cada problema;
c) Expor, oralmente e através de reflexão escrita, ideias relacionadas com as Problemáticas Contemporâneas.
Programa
1. Introdução às Problemáticas Contemporâneas
1.1. Principais tendências de transformação das sociedades contemporâneas
1.2. O que pensam os Millenials e os GenZs
2. Problemáticas ambientais
2.1. Problemas ambientais e territoriais - a emergência de uma nova preocupação social
2.2. Consciência individual e coletiva
3. Problemáticas sociais
3.1. Desigualdades sociais - algumas dimensões
3.2. Problemas demográficos contemporâneos
4. Problemáticas políticas
4.1. Eleições e Sistemas Eleitorais
4.2. Populismos e Extremismo
4.3. Guerras e Conflitos
5. Problemáticas económicas
5.1. A globalização: problemas e perspetivas;
5.2. Mercado Imobiliário
5.3. A crise da zona euro
5.4. O desemprego
5.5. Pensões: a segurança de rendimento na reforma e o financiamento.
5.6. Pobreza e fome
5.7. Inovação e Tecnologia
6. Papel da Comunicação Social nas diferentes temáticas
6.1. Orgãos comunicação social
6.2. Redes sociais
6.3. Fakenews e Factcheck
7. Apresentação Oral e discussão das diferentes temáticas selecionadas
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Os alunos serão avaliados através de dois elementos:
1 Elaboração de um PodCast de 10 minutos sobre cada ponto do programa(40%) e uma pergunta colocada a um/a colega, aleatoriamente, sobre a temática, suscitando o debate(10%). 50%
2 Relatórios Individuais sobre cada temática debatida em aula 50%
A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação.
Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que não apresentem um dos momentos de avaliação atrás descritos
Avaliação por Exame (Normal e Recurso):
Prova escrita 100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima
para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
- Finchelstein, F. (2019). Do Fascismo ao Populismo na História. Lisboa: Edições 70
- GIDDENS, ,. (2001). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Ed. Presença
- RODRIK, . (0). The Globalization Paradox: Democracy and the Future of World Economy. Acedido em 4 de outubro de 2021 em https://drodrik.scholar.harvard.edu/publications/globalization-paradox-democracy-and-future-world-economy
- União Europeia, U. (0). Commission Communication - The demographic future of Europe From challenge to opportunity. Acedido em 4 de outubro de 2021 em https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/eec46e9d-b108-489e-9d65-b0e216428094/language-ro
Método de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, compreendendo a exposição das temáticas, acompanhadas de trabalhos de carácter prático/exploratório com recurso a suportes audiovisuais, elaboração podcast, relatórios, ensaios, notícias e outras fontes de informação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)