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Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Atelier II

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7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
- Vanda Cristina Frazão Neves (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Colocar em prática tarefas ligadas à pesquisa e investigação estratégica, ao planeamento e à gestão de projetos de comunicação.
b) Reconhecer e aplicar taticamente as metodologias de Marketing e Comunicação aplicadas à tipologia de projeto em estudo.
c) Criar planos para redes sociais, gerir e implementar ações nas redes sociais

d) Identificar campanhas de Trade Marketing estudar o que é utilizado no presente e analisar criticamente o futuro.
e) Conceber diferentes tipos de conteúdos, adequando a linguagem a redes sociais distintas
f) Aplicar técnicas de composição visual e usar ferramentas de criação de conteúdos visuais
g) Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão.
h) Desenvolver a criatividade.
i) Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.

Programa
Módulo A e B:

1. Gestão de Redes Sociais
1.1 Análise de redes sociais
1.2 O Cronograma de Posts
1.3 Desenvolvimento de conteúdos, tendo em conta a linguagem das várias plataformas
1.4 Plataformas de apoio à gestão de redes sociais
1.4.1 Implementação de gestão
1.4.2 Plataformas e métricas de avaliação

2. Desenvolvimento de conteúdos para redes sociais
2.1 Adequação da linguagem às diferentes plataformas
2.2 Tipos de conteúdo
2.3 Elementos base da comunicação visual (forma, estrutura, imagem, cor e tipografia)
2.4 Técnicas de composição visual adequadas a objetivos de comunicação específicos
2.5 Ferramentas para a criação de conteúdos visuais

3. Trade Marketing
3.1 Conceito de Trade Marketing
3.2 Quais os objetivos primários e secundários.
3.3 Tipos de implementação no Trade Marketing
3.4 Os Canais Trade
3.5 Estratégia Trade

4. Plano de Comunicação Integrada
4.1 Análise de planos de comunicação integrada
Análise de planos de Comunicação de produto, serviços, empresas e organizações não governamentais
4.2 Identificação de mensagens-chave
4.3 Identificação de públicos-alvo
4.4 Identificação de ações de comunicação
4.5 Sugestão de próximos passos

Metodologia de avaliação
Para obter aprov. à UC:
Aval.contínua
Mód. A - 70% da nota final Mód. B – 30% da nota final
Nota Final UC = (Nota Mód.A * 70%) + (Nota Mód.B * 30%) Composição da nota (Mód. A e B):
Produção em contexto de sala de aula (30%) e trabalhos teórico-práticos obrigatórios (70%)
Nota mínima › ou = a 10 valores resultante da média ponderada dos mód. A e B.
Admitidos a exame os alunos que obtenham uma classificação ‹ ou = a 8 valores em qualquer dos elementos de aval. ou que não apresentem 80% dos elementos de aval. nos prazos definidos, em qualquer um dos módulos.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões ou é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 25 de Março para definirem a sua forma de aval. tendo em conta as suas disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Aval. por Ex.:
Nota Ex./Ex. Recurso: 50% Nota Final da UC em aval. cont. + 50% Nota Ex./Ex. recurso (sendo 37% Mód A e 13% Mód B)
I. O aluno tem de apresentar 80% dos trab. escritos e práticos obrig. desenvolvidos na aval. por frequência até 5 dias úteis antes do dia do exame;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado ao secretariado com a antecedência de 7 dias úteis da data do exame. O aluno deverá enviar o trab. escrito até 2 dias úteis antes da realização do exame para o mail das docentes.

Bibliografia
- Ferreira, A. e Galvão, J. e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa: Top Books
- Kotler, P. (2009). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice-Hall
- Lendrevie, J. e Brochand, B. e Rodrigues, J. e Dionísio, P. (1999). Strategor. Política Global da Empresa. Lisboa: D. Quixote
- Lupton, E. (2008). Graphic Design: The New Basics. (Vol. 1). NA: Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. NA: Princeton Architectural Press
- Rodrigues, J. e Dioní­sio, P. e Lévy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Shering, A. (2017). Introduction to Graphic Design: A Guide to Thinking, Process & Style. NA: Bloomsbury Publishing.

Método de Ensino
1. Expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2. Ativo (desenvolvimento de exercícios de carácter teórico-prático )
Se for necessário, tendo em conta a pandemia Covid-19, ensino à distância, síncrono e assíncrono.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Word
Microsoft PowerPoint
Microsoft Excel
Microsoft Teams
Zoom
Canva
Adobe Creative Cloud Express

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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