Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P + 4,50 OT , Cód. 9054812.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de conhecer as novas plataformas digitais e as suas especificidades, de as usar de forma especifica e de refletirem sobre as mesmas (implicações, formas de uso, etc.). Deverão ainda ser capazes de refletir sobre as implicações comunicacionais, sociais e de alterações sociais que o uso disseminado dessas plataformas acarreta.
Programa
Ciberespaço e realidade virtual, arquitecturas líquidas, autoria
colaborativa e o papel do escrileitor, pull vs. Push, hipertexto e
cibertexto, ludologia versus narratologia,
acção e percepção, interactividade e interacção, o interface; Da web 1.0 à Web 3.0
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- 3 trabalhos individuais ao longo do semestre (20%, 20%, 20%)
- 1 trabalho de grupo (40%)
Dispensa de exame:
-Entrega obrigatória dos 4 trabalhos e média positiva nos 4 elementos de avaliação.
- Se algum dos trabalhos tiver 8 ou menos o aluno será automaticamente admitido a exame.
Admissão a Exame (prova escrita 40%):
-entrega obrigatória do trabalho de grupo e de um dos trabalhos de avaliação contínua nos prazos inicialmente definidos (avaliação contínua), que contam como 60% (40+20)para a nota do exame.
Exame e melhoria:
40% (+ 60% da nota ponderada dos trabalhos entregues em avaliação contínua)
Estes critérios de avaliação (e respetivos prazos) incluem os trabalhadores estudante.
Bibliografia
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture, surface play and spectacle in new. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Espannha, R. e Araujo, V. e Cardoso, G. (2009). Da comunicação de massa à Comunicação em rede. Porto: Porto Editora
- Miller, C. (2004). Digital Storytelling: A creators guide to interactive storytelling. Burlington: Focal Press
- Nielsen, J. Designing Web Usability. (Vol. -). (pp. ---). -: -
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas