Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054624.
Docente(s)
- João Miguel Magalhães Fernandes Cordeiro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Identificar as principais técnicas, tecnologias e teorias da produção radiofónica;
2. Aplicar conhecimentos técnicos de produção áudio digital à criação de conteúdos radiofónicos;
3. Gravar, editar e processar voz para conteúdos radiofónicos.
4. Aplicar os princípios da sonoplastia à criação de conteúdos radiofónicos;
5. Realizar entrevistas radiofónicas adotando boas práticas do jornalismo e da captação áudio;
6. Produzir programas de rádio na área da informação e entretenimento.
Programa
A. Produção áudio digital:
- Gravar narração;
- Técnicas de edição e gravação de narração;
- Mistura de som;
- Masterização e exportação de som;
B. Sonoplastia:
- Categorias de sons;
- Bibliotecas sonoras;
- Design de som aplicado à construção de narrativas documentais;
C. Jornalismo radiofónico:
- Técnica de entrevista;
- Noticiário radiofónico;
D. Produção Radiofónica
- Escrita para rádio
- O Programa Magazine
- Software de gestão de emissão
- Rádio em directo vs direto gravado
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
- Participação e desempenho em aula (respeito pelas datas): 15%
- Programa Magazine: 70%
- Reflexão individual: 15%
Avaliação em Exame
- Programa Magazine: 80%
- Reflexão individual: 20%
Bibliografia
- Curado, F. (1964). Rádio Produção Realização - Estética. São Paulo: Arcádia
- Francis, R. e McCormick, T. (2000). Sound and Recording - an introduction. Londres: Music Technology Series
- Menezes, J. (1999). Tudo o que se passa na TSF - para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- O'Donnel, L. e Messere, F. e Bencit, P. e Hausman, C. (2001). Modern Radio Production Production, Programming and Performance. Londres: Music Technology Series
Método de Ensino
A metodologia de ensino adotada nesta Unidade Curricular baseia-se nos seguintes métodos:
a) método expositivo
b) aprendizagem por projeto
c) aprender-fazendo
Software utilizado nas aulas
Reaper.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável