Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 4,0 OT , Cód. 905483.
Docente(s)
            - Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.
Programa
          1.	Os média Britânicos/Americanos 
1.1. Imprensa escrita
1.1.1.	Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2.	Análise de notícias nos seus diferentes aspetos - Forma e conteúdo
1.1.3.	Tradução e retroversão de notícias
1.2.	Televisão 
1.2.1.	Tipos de programas
1.2.2.	Personalidades televisivas
2.	Linguagem dos diferentes média 
2.1.	Jornais e revistas
2.2.	Televisão
2.3.	Rádio
2.4.	Online
3.	Documentos jornalísticos
3.1.	Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2.	Press Releases
4.	Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1.	 Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2.	Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5.	A revolução digital na esfera dos média
5.1.	Redes sociais
5.2.	Mudanças e consequências
Metodologia de avaliação
          * Avaliação Contínua (abrange todos os alunos exceto aqueles abrangidos por outros estatutos legais): 
- Teste escrito realizado no final do semestre- 60% 
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas e fichas - 20%
- Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 20%
* Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa >(escrito e oral) - 30%
* Avaliação Final (exame e recurso): 
- Exame escrito - 70% 
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral)- 30%
Bibliografia
          - Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London:  SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London:  SAGE Publications Ltd
- Knight, M.  e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA:  Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA:  Sage Publications Ltd.
Método de Ensino
          Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área dos média, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e escrita.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















