Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054731.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas de comunicação empresarial com enfase no ODS5 - Igualdade de Género;
- Consolidar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe.
Programa
Identificação Pessoal
- Contactos pessoais
- Contactos profissionais iniciais
- Carreiras Profissionais
Relações Interpessoais
- Colegas de profissão
- O mundo empresarial
Viagens
O Mundo Envolvente
- Viagens
A comunicação empresarial
- Produtos, Marcas e Mercados
- Publicidade
- Discriminação em Contexto de Trabalho: ODS5 Alcançar a igualdade de género
Futuras Atividades Profissionais
- Comunicação com a imprensa, Marketing e Publicidade
- Promoção e divulgação de uma marca/produto
Conteúdos gramaticais ao nível A2 do QCERL
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Prova escrita no final do semestre 60%;
Trabalho em sala de aula, Fichas de trabalho, Exercícios orais - 20%;
2 testes realizados ao longo do semestre - 20%
Avaliação por Exame/Recurso
Exame escrito 70%
*Trabalho escrito com apresentação oral relacionado com o tema da Comunicação Empresarial - 30%
*Este trabalho só se aplica a quem não fez as avaliações contínuas ao longo do semestre.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
NA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável