Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054631.
Docente(s)
            - Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Os alunos devem ser capazes de:
Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas do mundo atual com enfase no ODS5 - Igualdade de Género; 
Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe, a pronúncia e a ortografia no âmbito do jornalismo.
Programa
          Identificação Pessoal
- Contactos pessoais
- Contactos profissionais iniciais
- Carreiras Profissionais
Relações Interpessoais
- Colegas de profissão
- Personalidades e acontecimentos
O Mundo Envolvente
- Viagens
- A era digital
- Notícias do mundo
A Comunicação Social
- Rádio, Televisão, Internet, Jornais, Revistas
- Imprensa escrita e social media
- Discriminação em Contexto de Trabalho visível nos média: ODS5 Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas.
Futuras Atividades Profissionais
Conteúdos gramaticais ao nível A2 do QCERL
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência
Prova escrita no final do semestre  60%;
Trabalho em sala de aula, Fichas de trabalho, Exercícios orais - 20%;
2 testes realizados ao longo do semestre - 20%
Avaliação por Exame/Recurso
Exame escrito  70%
*Trabalho escrito com apresentação oral relacionado com o tema do Jornalismo - 30%
*Este trabalho só se aplica a quem não fez as avaliações contínuas ao longo do semestre.
Bibliografia
          - Holthaus, H.  e Eisfeld, K.  e Bock, H.  e Schätze-Nähmke, U. (2013). Themen aktuell 1. Deutschland:  Hueber
- Lemcke, C.  e Rohrman, L.  e Scherming, T. (2011). Berliner Platz 1. Bohn:  Langenscheidts
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas nas quais se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
          NA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















