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Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

Inglês Aplicado

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 905462.

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências orais e escritas em situações comunicativas diversas no âmbito do Jornalismo;
- interpretar e produzir textos de tipologias várias usando a língua inglesa de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico dos diferentes média;
- identificar os 17 ODS e refletir especificamente sobre o ODS5 Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas visível nos média;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.

Programa
- O Futuro do Jornalismo: análise de notícias em vários suportes.
- A Era Digital: Mudanças; Vantagens/Desvantagens; Consequências.
- Géneros Jornalísticos: A Notícia; A Entrevista; A Reportagem; Artigo de Opinião.
- Personalidades e Acontecimentos: cobertura jornalística nos diferentes média; análise de filmes e documentários.
- Discriminação em Contexto de Trabalho visível nos média: ODS5 Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas.
- Itens Gramaticais: Verb Tenses, Connectors, Conditionals, Reported Speech, Relative Clauses, Phrasal Verbs, Word Formation, Adjectives (comparatives and superlatives), Modal Verbs.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
• 1 teste escrito – 60%
• Trabalhos práticos realizados em sala de aula, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho – 20%
• Realização de 1 trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral – 20%
Com exceção dos trabalhadores-estudantes, serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
- não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).

Para alunos trabalhadores-estudantes ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais
• 1 teste escrito – 70%
• Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral – 30%
Serão excluídos do regime de qualquer avaliação os alunos que :
- não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).

Avaliação por Exame/Recurso
• Prova escrita – 70%
• Trabalho de pesquisa escrito e oral – 30% (entrega e apresentação oral no dia do exame)
Os alunos poderão, se assim o entenderem, fazer melhoria do trabalho escrito e/ou da apresentação oral. Em caso de melhoria, o exame escrito vale 100%, não sendo contabilizado o trabalho de pesquisa.

Bibliografia
- Briggs, M. (2009). Journalism Next. Washington DC: CQ Press
- Evans, V. e Dooley, J. e , . (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: Sage Publications Ltd.
- Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2014). The Elements of journalism: What Newspeople should know and the Public should expect. New York: Three Rivers Press
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks: Sage Publications Ltd.

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas - exercícios de reading, listening, speaking, writing com gramática implícita. Recurso a meios audiovisuais (visionamento de filmes e documentários). Utilização de documentos jornalísticos atuais - trabalhos práticos

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 


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