IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

Escrita Digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054614.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Entender as especificidades do online e das diferentes plataformas digitais.Exercitar a escrita para o online através de diferentes tipos de exercícios práticos, nomeadamente produção, adaptação e gestão de diferentes tipos de conteúdos.

Programa
1 - As linguagens do digital
texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia

2 - O utilizador

3 - Arquitectura de informação

4 - O texto
- Texto e hipertexto
- Estratificação da informação na Web
- Escrita por blocos e pirâmide invertida
- técnicas redactoriais
- títulos e legendas
- O design

5 - As diferentes plataformas (as diferentes redes sociais, jornais online, blogs)


6 - escrita digital
- exercícios práticos

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A nota final corresponde à média dos trabalhos realizados. Os alunos terão que realizar 80% dos trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 ou não realizar 80% dos trabalhos será admitido a exame.
Não há frequência final.
Quem não realizar 60% dos trabalhos está excluído de exame.

Avaliação final (exame e recurso):
Para ir a exame os alunos terão que realizar 60% dos trabalhos, cuja nota global fará média com o exame (trabalhos 40%, exame 60%)
Passam os alunos com 10 ou mais valores.

Bibliografia
- Kilian, C. (2009). Writing for the web. Vancouver: Selfcounsel Press
- McCandless, D. (2010). Information is beautiful. Cambridge: Cambridge Press
- Nielsen, J. (1999). Designing web usability. .: New Riders Publishing
- Ray, T. (2006). Online Journalism. Cambridge: Cambridge House
- Wood, A. (2017). Online Communication: Linking Technology, Identity, & Culture. UK: Routledge

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas de adaptação e criação de textos em função das especificidades e potencialidades da Web.

Software utilizado nas aulas
Processador de texto
Editor de HTML

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado