Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 4,0 OT , Cód. 905483.
Docente(s)
            - Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.
Programa
          1.	Os média Britânicos/Americanos 
1.1. Imprensa escrita
1.1.1.	Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2.	Análise de notícias nos seus diferentes aspetos - Forma e conteúdo
1.1.3.	Tradução e retroversão de notícias
1.2.	Televisão 
1.2.1.	Tipos de programas
1.2.2.	Personalidades televisivas
2.	Linguagem dos diferentes média 
2.1.	Jornais e revistas
2.2.	Televisão
2.3.	Rádio
2.4.	Online
3.	Documentos jornalísticos
3.1.	Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2.	Press Releases
4.	Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1.	 Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2.	Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5.	A revolução digital
5.1.	Redes sociais
5.2.	Mudanças e consequências
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Teste escrito - 60% 
Trabalhos práticos, participação, assiduidade e empenho - 20%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral - 20%
Avaliação Final: Exame escrito - 80% + Trabalho de pesquisa - 20%
Bibliografia
          - Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London:  SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London:  SAGE Publications Ltd
- Knight, M.  e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA:  Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA:  Sage Publications Ltd.
Método de Ensino
          Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área dos média, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e escrita.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















