Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054820.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A-Apreender as tendências fundamentais e actuais da Semiótica;
- reconhecer a evolução dos conceitos de signo e de semiótica; as discussões, autores e entendimentos;
- adquirir conhecimentos sobre o constructo teorético da Semiótica e os fundamentos das duas correntes;
B-Entender o mundo recorrendo aos conhecimentos que através da Semiótica facultam a sua interpretação.
- Adquirir conhecimentos sobre alguns aspetos das teorias semióticas: de Peirce; de Greimas e da semiótica da narrativa de Barthes
C-Dominar os instrumentos analíticos fundamentados nnas propostas de análise dos autores.
Programa
I- Introdução: conceitos gerais
1. Tradição Semiótica;
1.1. os contributos para a discussão semiótica
2.signo significado e significação;
3. significação versus comunicação.
II- As correntes da semiótica:
1. Peirce- as tricotomias peirceanas
2. Greimas: o quadrado semiótico
3. Barthes e Eco: a ´fusão' semiótica
III- Semiótica da narrativa de Barthes
- a análise semiótica da narrativa
IV- Outras Semióticas
- A analise do objeto semiótico fundamentada na interrelação das teorias estudadas
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
- Prova escrita (40%)
- Trabalhos realizados nas horas de contacto (20%)
- Recensão crítica ou análise semiótica de um objecto (40%).
- média ponderada. - a falta de um elemento de avaliação conduz ao exame final
Avaliação final:
- Exame escrito 100%
- o exame é constituído por uma parte teórica e outra de análise semiótica de um objeto.
Nota mínima 10 valores
Bibliografia
- BARTHES, R. (1989). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70
- Carmelo, L. (2003). Semiótica, uma introdução.. Lisboa: Europa-América, edição universitária
- Eco, U. (2004). O Signo. Lisboa: Editorial Presença
- Eco, U. (2004). Os Limites da Interpretação. Lisboa: Difel
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais; b) aulas teórico/praticas de aplicação de matéria com incidência na análise de diversos objetos.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
moodle