Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054822.
Docente(s)
            - Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de conhecer os principais factos económicos que, na história moderna do mundo ocidental, determinaram em medida substancial, a configuração do mundo e da sociedade atuais.
Neste contexto geral o objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes. 
Programa
          I. A era das revoluções 
1. A revolução industrial 
2. Os factores determinantes da revolução industrial na Grã Bretanha 
3. Os efeitos da revolução industrial britânica 
4. A revolução francesa 
5. Efeitos da revolução francesa 
II. A industrialização no século XIX e o surgimento de um novo mundo 
1. A supremacia britânica 
2. A evolução europeia na primeira metade do século XIX : as revoluções liberais 
3. A evolução europeia na segunda metade do século XIX: industrialização e concentração do capital. 
4. Novas potências económicas e o desenvolvimento na periferia: Estados Unidos,Japão, Rússia, América Latina e o Império Otomano. 
5. Imperialismo europeu e colonialismo. 
III. A evolução da sociedade industrial no século XIX 
1. A segunda revolução industrial 
2. A evolução da empresa 
3. O primeiro sistema monetário internacional: o nascimento do padrão ouro. 
4. Aspectos sociais e políticos das transformações do capitalismo no século XIX: a estratificação social, as ideias socialistas, os sistemas de segurança social. 
IV. O mundo em guerra 
1. A primeira guerra mundial: antecedentes e sequelas 
2. O tratado de Versalhes 
3. A revolução russa 
4. A grande depressão 
5. Ascensão dos fascismos 
V. A segunda guerra mundial 
1. A destruição da Europa e a emergência das superpotências. 
2. A cortina de ferro e a reconfiguração territorial 
3. A nova ordem internacional e a descolonização europeia 
4. Novo sistema monetário internacional: os acordos de Bretton Woods, o plano Marshall e a Comunidade Económica Europeia. 
VI. A caminho da sociedade pós industrial 
1. Maio de 68 e flower power: a maioridade dos baby-boomers 
2. Do fim de Bretton Woods à serpente monetária europeia; o dólar flutuante 
3. A primeira crise do petróleo 
5. A terceira revolução tecnológica 
6. A globalização, a desregulação dos mercados e o mundo multipolar 
7. O sistema global: o Fundo Monetário Internacional(FMI), as Negociações Comerciais Multilaterais (NCM), a Organização Mundial do Comércio (OMC). 
VII. A modernidade radical: a transição para um mundo imprevisível 
1. Um mundo multipolar e os blocos regionais 
2. União europeia, NAFTA, Mercosul, CEDEAO, ASEAN como modelos, mais ou 
menos acabados, de blocos. 
3. Os BRIC ? as novas economias emergentes. 
4. A sociedade em rede 
5. Conflitos potenciais para o século XXI
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência (Contínua): 
	Prova escrita  50% 
	Trabalhos 50% 
o	Escrito  20%
o	Oral  30%
	Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que, cumulativamente:
o	não obtenham uma classificação mínima de 8 valores na prova escrita;
o	não apresentem o trabalho (escrito e oral).
A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação. 
Avaliação por Exame (Normal e Recurso): 
	Prova escrita  100% 
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
          - BRASSEUL, J. (2014). História Económica do Mundo. lisboa:  Edições Texto & Grafia
- CAMERON, R. (2000). História Económica do Mundo. Lisboa:  Publicações Europa-América
- MATA, E.  e VALÉRIO, N. (2007). História Económica de Portugal. Lisboa:  Editorial Presença
- Nunes, A.  e Valério, N. (1995). O Crescimento Económico Moderno. Lisboa:  Editorial Presença
Método de Ensino
          Aulas teóricas com exposição das matérias seleccionadas e orientação do estudo; aulas teórico-práticas em que se relacionarão notícias diárias com os acontecimentos e situações históricas que se irão expondo.
Software utilizado nas aulas
          NA

















