Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054819.
Docente(s)
            - Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
- Cláudia Liliana Sousa Rosa Henriques  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Na componente da Ética, enquadrar e analisar temáticas transversais ao exercício do Jornalismo e da Comunicação Empresarial.
Na componente do Direito, reconhecer e fazer uma análise jurídica básica dos múltiplos problemas jurídicos característicos da Comunicação Social e da legislação aplicável.
Programa
          Ética e Deontologia
1. Noções de Ética e contextualização teórica (3TP) 
2. Códigos de Ética, Códigos Deontológicos, Livros de Estilo, Provedores e Auto Regulação (3TP) 
3. Ética e Responsabilidade Social nas Empresas de Comunicação e nos Meios de Comunicação Social (3TP) 
4.Ética e Deontologia no Jornalismo  (3TP)
5. Ética na Comunicação Audiovisual (3TP) 
6. Ética na Comunicação Empresarial (3TP) 
7. Ética na Publicidade (3TP)  
8. Apresentação de trabalhos (6TP) 
Direito da Comunicação 
CAPÍTULO I 
FONTES DO DIREITO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL (1T) 
1. A Constituição da República Portuguesa - Princípios e Direitos Fundamentais 
2. Convenções Internacionais 
3. Direito Comunitário 
4. Direito Interno 
 
CAPÍTULO II 
OS DIREITOS DOS JORNALISTAS (3T) 
1. A liberdade de expressão e de informação 
2. O Direito de acesso às Fontes de Informação  
3. O Direito de sigilo profissional  
4. A garantia de independência  
5. O direito de participação  
6. Liberdade de expressão e de criação  
6.1. Regime geral do direito de autor  
6.2. O direito de autor e a proteção de obras jornalísticas  
 
CAPÍTULO III 
A LIBERDADE DE EMPRESA (2T) 
1. O direito à livre criação de jornais 
2. O direito à criação de empresas de radiodifusão sonora televisiva 
 
CAPÍTULO IV 
GARANTIAS DE INDEPENDÊNCIA E PLURALISMO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL (3T) 
1. Os princípios fundamentais 
2. O serviço público de rádio e televisão 
 
CAPÍTULO V 
LIMITES À LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (3T) 
1. Infrações cometidas através da Comunicação Social  
1.1. Responsabilidade Criminal, Civil e Contraordenacional 
1.2. Responsabilidade disciplinar dos Jornalistas 
2. O direito de resposta e retificação 
3. Os limites positivos e negativos à liberdade de programação 
  
CAPÍTULO VI 
PUBLICIDADE (3T) 
1. Noção e modalidades da comunicação comercial audiovisual. 
2. Princípios gerais da publicidade e restrições ao seu conteúdo e objeto. 
3. Publicidade na televisão e na rádio. 
                                                       
Metodologia de avaliação
          FREQUÊNCIA:
Ética: Prova escrita(80%) e trabalho ob.(20%). 
Direito: Duas provas escritas(45%+45%) e Part.(10%)
Nota mínima de 10 em cada módulo, resultando a nota final da média proporcional (66%+34%)
EXAME E RECURSO:
Prova escrita: 100% (66%É+34%D)
Bibliografia
          (2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona:  Paidós
(2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona:  Paidós
(2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona:  Paidós
(2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona:  Paidós
(2007). Direito da Comunicação Social - Lições. Coimbra:  Almedina
(2007). Direito da Comunicação Social - Lições. Coimbra:  Almedina
(2007). Direito da Comunicação Social - Lições. Coimbra:  Almedina
(2007). Direito da Comunicação Social - Lições. Coimbra:  Almedina
(2007). Ética e responsabilidade social dos Media. Odivelas:  Formal Press
(2007). Ética e responsabilidade social dos Media. Odivelas:  Formal Press
(2007). Ética e responsabilidade social dos Media. Odivelas:  Formal Press
(2007). Ética e responsabilidade social dos Media. Odivelas:  Formal Press
(2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa:  Texto Editora
(2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa:  Texto Editora
(2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa:  Texto Editora
(2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa:  Texto Editora
Método de Ensino
          Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Consulta e análise de legislação. Análise de conteúdos dos Media.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















