Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054818.
Docente(s)
            - Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Domínio de competências no âmbito dos Géneros Jornalísticos e, de uma forma mais geral, de Comunicação Social.
Objetivos
          Os alunos devem aprender a identificar as funções dos Média, considerando as suas particularidades. Devem ser capazes de traçar o panorama dos Média, reconhecendo a que grupos pertencem. Devem ser capazes de distinguir os diferentes Discursos, produzidos por diferentes Meios de Comunicação, em função das suas características e público-alvo.
Programa
          O poder da comunicação e funções dos Média: da contextualização histórica até à atualidade; Os Média portugueses: grupos económicos de Comunicação; Objetividade e neutralidade: o objetivo a alcançar?; Diferentes tipos de jornais: referência, popular, híbrido ou 'alternativo'; O discurso do jornal: opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; O discurso radiofónico: opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; O discurso televisivo;  O discurso da imagem; O discurso publicitário opções editoriais em relação aos temas e às formas de os apresentar; As Causas dos Média e a Discriminação nos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.
Metodologia de avaliação
          Frequência 
Duas provas escritas (50% cada).
Aprovação com 10 valores, resultando da média, sendo que para acesso à segunda prova o estudante terá que obter, pelo menos, a classificação de sete valores na primeira prova. Caso não o faça, está automaticamente admitido a exame.
Exame e Recurso
Prova escrita- 100%
Bibliografia
          - Bell, A.  e GarretT, P. (2003). Approaches to Media Discourse. London:  Blackwell
- Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa:  Media XXI
- Leanne, S. (2009). Falar como Obama. Alfragide:  Lua de Mel
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa:  Ediotiral Notícias
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com PowerPoint, análise de documentos e de suportes audiovisuais.
Software utilizado nas aulas
          NA

















