Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905477.
Docente(s)
            - Carla Dias Marques da Cruz  (2)
- Vanda Cristina Frazão Neves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          O Atelier de Comunicação I tem como objetivo a iniciação às práticas operacionais da Comunicação Empresarial, nomeadamente na ótica da execução de projetos e tarefas individuais, sobretudo com base na análise de casos.
Lógica de curto prazo, atividade diária, iniciação à atividade.
Programa
          Módulo A e B: Metodologias de trabalho. 
1.	Comunicação oral. 
a.	Análise e discussão crítica de notícias de meios de comunicação social especializada nacional e internacional;
2.	Normas e Formatação de Trabalhos.
a.	Principais aspectos da comunicação verbal e não-verbal na elaboração de apresentações;
3.	Comunicação em situações de trabalho. 
4.	Capacitar para a elaboração de um plano de comunicação, com foco nas estratégias de análise e pesquisa.
a.	Metodologias para a pesquisa e investigação de Marketing;
5.	Elucidação de linguagem corporativa, diretamente ligada à área de estudo.
a.	Descodificação e familiarização da terminologia específica à área da Comunicação Empresarial;
6.	Gestão Intercultural. Etiqueta e Protocolo.
a.	Desenvolvimento de competências profissionais e pessoais no contacto real com empresas, presencial e/ou escrito para a elaboração de tarefas práticas quotidianas da Comunicação Empresarial;
7.	Estudo de Casos Reais
a.	Caracterização demográfica e psicográfica, quantitativa e qualitativa, de segmentos tipificados e respectiva aplicação a casos reais;
8.	Criação de uma Base de Dados
a.	Métodos de organização da base de dados.
b.	Identificação dos principais players corporativos, com impacto para a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), e nos Key Opinon Leaders (KOLs) e Key Opinon Formers (KOFs) do meio online.
Metodologia de avaliação
          Frequência: Módulo A - Docente Vanda Neves  60% da nota final. Módulo B - Docente Carla Cruz  40% da nota Final.
Composição da nota: Presenças_10% Participação_15% Trabalhos: Individual_35% Grupo_40%
Exame e Exame de Recuso_ 100% da nota do exame
Bibliografia
          - Galvão, J.  e Adas, E.  e Ferreira, A. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa:  Top Books
(2014). Comunicação 2.0. Lisboa:  Actual Editora
(2014). Comunicação 2.0. Lisboa:  Actual Editora
(2015). Mercator em Português. lisboa:  Dom Quixotem Quixote
Método de Ensino
          Os trabalhos serão realizados ao longo do semestre, sendo introduzidos novos desafios no decorrer dos mesmos. 
O objetivo é aliar o trabalho de grupo com trabalho individual, promovendo as apresentações e a discussão.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica.

















