Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054724.
Docente(s)
            - Luís Miguel Ferreira Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Introduzir os alunos na realidade e desafios do Marketing na era Web 3.0, abordando as principais vertentes do Marketing Digital. 
Os alunos deverão conseguir interpretar, planificar e implementar acções de comunicação e marketing digital, integradas em planos de comunicação on e offline.
Programa
          1.	Introdução e definições conceptuais
1.1.	Comunicação e Marketing Digital
1.2.	Suportes e soluções tecnológicas
1.3.	Evolução para a Web 3.0 e 4.0
1.4.	Mercados Globais vs Locais
2.	E-Commerce
2.1.	Estratégias de Marketing Digital
2.2.	Os 4Ps digitais
2.3.	Blended Marketing
2.4.	B2B, C2C, B2C, C2B
2.5.	Logística e Distribuição 
3.	Promoção online 
3.1.	Soluções de Publicidade online
3.2.	SEM, SEO, SEA
3.3.	Marketing Viral
3.4.	Redes Sociais
4.	Marketing Base de Dados
4.1.	BigData
4.2.	E-CRM
4.3.	Dataminig
4.4.	Marketing Directo Electrónico
5.	Avaliação e Controlo 
5.1.	Métricas de Avaliação
5.2.	Questões Fiabilidade 
6.	Tendências web 4.0 
6.1.	Multicanais e Multiplataformas
6.2.	Crowd-sourcing, -collaboration, - computing
6.3.	Web inteligente
6.4.	The Internet of Things
Metodologia de avaliação
          Trabalho (40%) + Teste (60%) 
APROVAÇÃO com Média Ponderada* =/> 10 valores
REPROVAÇÃO com Média Ponderada < 10 valores; admitido a exame.
Exame (100%)
* Nenhuma nota pode ser inferior a 07 valores
Bibliografia
          - CARRERA, F. (2014). Marketing Digital na versão 2.0. Lisboa:  Edições Silabo
- CHARLESWORTH, A. (2010). A revolução digital. Lisboa:   Livraria Civilização Editora
- DIONISIO, P. (2009). B Mercator. Lisboa:  Dom Quixote
- RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing. London:   KOGAN PAGE LTD
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          

















