Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.
Docente(s)
            - Joana Conceição dos Santos (1)(2)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Aprovação nas UC anteriores: Atelier de Comunicação Empresarial I e II.
Objetivos
          O Atelier de Comunicação III tem como objectivo a especialização dos alunos na execução e definição estratégica do Planeamento da Comunicação de Marketing, cruzando as necessidades do mercado, com a resposta imediata da globalidade e multidisciplinaridade da Comunicação Empresarial.
Programa
          Módulo A
1.	Estratégia de Marketing vs. Plano de Marketing (15H)
1.1.	O curto, o médio e o longo prazos
1.2.	A Estratégia de Marketing como reflexo da Estratégia Corporativa da empresa
1.3.	A empresa como fonte principal de informação
2.	Operacionalização de uma Estratégia (20H)
2.1.	O Marketing é todo igual?
2.2.	Conhecer para planear
2.3.	A escolha dos meios de comunicação
2.4.	Planeamento rigoroso, mas flexível
3.	Os Desafios do processo de implementação da Estratégia de Marketing [NC 27H]
3.1.	Coordenação e implementação de acções
3.2.	Outsourcing
3.3.	Pressões para a Inovação
3.4.	Cumprimento de prazos e orçamentos
3.5.	Satisfação do cliente
3.6.	A importância de definir uma estratégia que alinhe todos os Stakeholders
4.	Monitorizar e Controlar uma Estratégia de Marketing (35H)
4.1.	Planear e organizar para ser mais eficaz
4.2.	Avaliação e monitorização da performance do Marketing
5.	A importância do Marketing Pessoal (C08H)
Conhecer-se a si mesmo, como forma de dar o seu melhor.
Módulo B
1. Documentos e procedimentos de Comunicação Empresarial e Institucional (35H)
1.1 Comunicados de Imprensa
1.2 Preparação de visitas institucionais
1.3 Publireportagem
2. Contacto com profissionais (10H)
2.1 A Comunicação Empresarial
2.2 A Comunicação Autárquica
Metodologia de avaliação
          Continua:
Trabs: Grupo 70% Indiv 30%
Nota: 80% trab 20% assiduidade  
Exame e Recurso:
A-Entrega e apr. de trabs escritos 2 dias antes das datas dos exames, defendidos oralmente nos dias dos exames
B-Trabalhos equivalentes aos produzidos no semestre
Bibliografia
          - Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations. (Vol. 1). London:  Outskirts Press
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London:  Prentice Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
Método de Ensino
          Desenvolvimento de briefs a que os alunos terão de dar resposta, tendo em conta os princípios aprendidos sobre estratégias de marketing. Apresentação estudos de caso de forma a serem analisados e avaliados. Contacto direto com profissionais.
Software utilizado nas aulas
          Suite de Produção Creativa Adobe.

















