Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054712.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
As aulas privilegiam a interação e a discussão de casos práticos, fundamentais para perceber os processos de comunicação empresarial, nomeadamente, a publicidade. Devem compreender os processos publicitários enquanto pilar da comunicação integrada e ainda interpretar, executar e avaliar o briefing, a proposta criativa, o plano de meios e o plano de ações.
Programa
1.A Publicidade (NC 7H)
Breve História da Publicidade
Tendências de futuro
O Marketing e a Publicidade
Publicidade e Propaganda
Tipos de Publicidade
A Agência de Publicidade: funções e estrutura das Agências de Publicidade
Os players no mercado publicitário
2.Comunicação Integrada de Marketing (NC 2H)
Estratégia Integrada de Comunicação
3.O briefing (NC 6H)
Ferramenta Estratégica e Operacional
Principais rubricas e respectivos conceitos
4.O planeamento de campanhas (NC 9H)
Principais etapas na realização de uma campanha publicitária
Mensagem publicitária
A escolha dos meios e suportes de comunicação
Pré e pós-avaliação das medidas de impacto e de eficácia
5.A estratégia criativa / o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação (NC 7H)
A criatividade como fator de potenciação da comunicação
O processo criativo: fontes de ideias
As peças criativas relativamente ao meio de comunicação a que se destinam
6.A campanha publicitária (casos de estudo) (NC 4H)
7. Apresentação dos trabalhos e discussão (NC 4H)
8. Avaliação: prova escrita (NC 3H)
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica:
A. Trabalho escrito, com apresentação oral, ambos de caráter obrigatório (40%)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Para obter dispensa da avaliação final, o aluno tem que ter nota final mínima de dez valores, resultante da média ponderada. Todos os elementos de avaliação têm que ter nota igual ou superior a 8 valores.
Avaliação final: O exame teórico (60%) e o trabalho escrito de carácter obrigatório A (40%).
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota do trabalho obrigatório A e ainda pela realização do exame teórico.
Se no período de avaliação contínua a classificação do referido trabalho tiver sido inferior a 8 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos 5 dias úteis que antecedem a data do exame.
Caso o aluno não tenha entregue o trabalho no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. A respectiva apresentação oral terá lugar no dia do exame, ao fim do mesmo.
A entrega do Trabalho A nas datas definidas é obrigatória para a realização do exame teórico.
Bibliografia
- Burstein, J. (2011). Click! Como funciona a criatividade. Lisboa: Estrelapolar
- Dionísio, P. e Lendrevie, J. e De Baynast, A. e Rodrigues, J. e Brochand, B. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online-offline. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- Garcia de Oro, G. (2011). Storytelling A Magia das Palavras. Barcelona: Gestão Plus
- Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Brasil: Prentice Hall
Método de Ensino
Aulas de cariz teórico-prático nas quais os conceitos teóricos são clarificados através da análise de casos de estudo e de campanhas de publicidade reais.
Realização de trabalhos práticos de aplicação dos conteúdos seguidos de apresentação oral.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint