Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054629.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de produzir conteúdos jornalísticos na área do Desporto, dominando as características de diferentes meios e utilizando linguagens específicas. Serão preparados para conceber e concretizar artigos, peças ou estórias informativas que possam ser enquadradas em diferentes tipos de órgãos de comunicação social, ficando, assim, preparados para respostas distintas e versáteis.
Os estudantes devem adquirir competências que contribuirão para a sua integração no mercado de trabalho, ao nível da Imprensa, do Online, da Rádio e do Multimédia. Para tal, serão capazes de produzir reportagens e entrevistas de acordo com as técnicas e estética do Jornalismo Desportivo.
Programa
1. Os Diferentes Géneros Jornalísticos em Televisão, Rádio e Imprensa - características e diferenças
2. O Relato/Narração de Eventos Desportivos - pressupostos e concretização
3. A Reportagem de Pista, o Comentário e a Coordenação - pressupostos e concretização
4. As Tardes Desportivas - diferentes componentes e sua articulação
5. As Conferências de Imprensa, as Entrevistas de Rua e em Estúdio - características e diferenças
6. A Grande Reportagem - preparação e concretização
7. O Jornal de Desporto (Rádio, Televisão e Imprensa) - objetivos e características
Metodologia de avaliação
Normal - trabalho prático [50%] e teórico [50%] com apresentação
Exame e Recurso - trabalhos equivalentes à época normal, entregues até duas semanas antes da data agendada, de acordo com o estipulado pelo docente, e apresentados na data do exame.
Bibliografia
- Meditsch, E. (1999). A Rádio na Era da Informação. Lisboa: Minerva
- Menezes, J. (2008). Tudo o que se passa, passa na TSF. Lisboa: Jornal de Notícias
- Wolf, M. (1985). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença
Método de Ensino
As aulas serão expositivas, de análise e de produção de conteúdos, recorrendo-se a diferentes conteúdos teóricos e jornalísticos.
Software utilizado nas aulas
Software de edição de som e imagem.