Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos de comunicação
Programa
1 O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2 Públicos e Multidões: principais teorias
3- McLuhan: conceitos e teorias
4 Palo Alto: conceitos e paradigmas
5 A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos.
6 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Periódica)
Prova escrita 50%
Prova escrita 50%
Exame: alunos que não realizem a duas provas,tenham menos de 8 em alguma delasou media das duas inferior a 10.
Avaliação por exame (exame e recurso: prova escrita 100%
Bibliografia
- McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston: MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: FCG
Método de Ensino
Exposição dos principais autores, conceitos e teorias.
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica