Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 905481.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não se verifica
Objetivos
A-Identificar e distinguir os diferentes pressupostos que definem os domínios da semântica e da pragmática.
B-Desenvolver a capacidade critica e a aprendizagem de métodos rigorosos de prática e análise linguística
Programa
1. Semântica; 1.1.Objeto de estudo da Semântica e conceitos operatórios básicos.1.2. A significância informacional e cognitiva da linguagem verbal. 1.3 Frase, enunciado e proposição.1.4 Relações e propriedades do significado. 1.5 Referência e sentido. 1.6 Denotação e conotação. 1.6.1. Polissemia e monossemia. 1.7.Coesão e coerência.
2. Pragmática:2.1 Objeto de estudo da Pragmática e conceitos operatórios básicos. 2.2 Contexto linguístico (co-texto) e contexto extra linguístico (situacional). 2.2.1. O que é dito e o que é comunicado. 2.3. Dimensão interlocutiva da linguagem.Teoria dos actos do discurso. 2.3.1 Enunciados constativos e enunciados performativos. 2.3.2 Princípio de cooperação e máximas conversacionais. 2.3.3 Análise da conversação.2.4. Pressuposição, Implicatura e Inferência. 2.5 Deixis pessoal, temporal e espacial.
Metodologia de avaliação
Aval. Cont:2 provas escritas-40%cada; trabalhos/aula-20%- media ponderada todos os elementos. a falta de um conduz ao exame final.
Avaliação final: exame escrito- classif. final mínima 10 valores
Bibliografia
- Coseriu, E. (1977). Principios de Semântica estrutural. Madrid: Gredos
- ESCANDELL,, V. (2006). Introduccion a la Pragmatica. Barcelona: Ariel
- FARIA, et all, I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa: Caminho
- Macário Lopes, A. e Rio-Torto, G. (2007). Semântica. Lisboa: Editorial Caminho
Método de Ensino
a)Exposição dos conteúdos teóricos;b) leitura de textos e reflexão interpretativa;c) exercicios práticos de escrita
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
apoio Moodle