Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054610.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Aprovação à UC de Géneros Jornalísticos.
Objetivos
- Produzir Reportagens e Entrevistas escritas: num enquadramento local e regional os alunos devem pesquisar informação, propor temas a abordar, ir para o terreno contactar com as fontes e produzir os trabalhos jornalísticos.
- Dominar as regras de produção jornalística: os alunos devem ser capazes de produzir um documento - Livro de Estilo - que inclua as principais regras relativas à profissão, desde os Géneros Jornalísticos a utilizar, até a questões éticas, passando por aspetos de redação e de relacionamento com as fontes.
- Desenvolver o sentido crítico em relação às questões do Jornalismo: os alunos devem ser capazes de analisar temas da atualidade que envolvam a prática profissional do Jornalismo, refletindo sobre situações concretas e enquadrando cada caso na perspetiva dos Média, mas também da Sociedade em geral.
Programa
Produção de Grande Reportagem com vista à produção do ESTAJornal
Produção de Grande Entrevista com vista à produção do ESTAJornal
Produção de Reportagens e de Entrevistas com vista a eventuais colaborações com os Média locais.
Análise de Reportagens e Entrevistas escritas.
Elaboração de um Livro de Estilo: as regras da produção jornalística.
Temas do Jornalismo Contemporâneo: discussão e análise de casos concretos.
Metodologia de avaliação
Frequência:
- Livro Estilo 25%
- Reportagem 25%
- Entrevista 25%
- Trabalhos aula 25%
Exame e Recurso:
- Livro Estilo 25%
- Entrevista 25%
- Reportagem 25%
- Prova escrita 25%
CONSULTAR REGRAS DE ADMISSÃO EM CADA ÉPOCA DEFINIDAS EM PROGRAMA DETALHADO
Bibliografia
- Kovack e Rosenstiel, B. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
- Lusa, A. (2012). Livro de Estilo da Lusa. Lisboa: Lusa
- Público, J. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público
- Sousa, J. (2002). Olá Mariana - O poder da pergunta. Lisboa: Oficina do Livro
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas onde se analisam questões relacionadas com a profissão e onde se pratica o jornalismo escrito. Ambiente que simula o funcionamento de uma redação. Trabalhos práticos na rua.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.