Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905484.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Adquirir conhecimentos que permitam identificar os Géneros Jornalísticos utilizados nos media com vista à respetiva produção. Aplicar os conhecimentos teóricos na análise de artigos publicados na imprensa e /ou editados em meios audiovisuais, assim como na produção de conteúdos jornalísticos.
Programa
Teóricas
1.Notícia (4T)
1.1.Pressupostos
1.2.Atualidade, veracidade, significado e interesse
1.3.As seis perguntas
1.4 Tipos de notícias
1.5.O lead
1.6.A entrada
1.7.Os títulos
1.8.Regras de construção da notícia
1.9.Técnicas de construção da notícia: as pirâmides
1.10.A validade e/ou a erosão da pirâmide invertida
2. Entrevista (4T)
2.1.Porquê entrevistar
2.2.Ideias-chave da entrevista
2.3.Pergunta/resposta ou texto corrido
2.4.Tipos de entrevista
2.5.Preparação e antecipação de problemas
2.6.Definição das regras do jogo
2.7.Condução da entrevista
2.8.Passar da gravação à redação
3.Reportagem (6T)
3.1.Género nobre?
3.2.Pequenas e grandes reportagens
3.3.Tipos de reportagens
3.4.Estilos de reportagens
3.5.Preparação e antecipação dos problemas
3.6.A procura da informação
3.7.Escolha do ângulo
3.8.Descrição de ambientes e intervenientes
4.Opinião (2T)
4.1.Um espaço diferente
4.2.Características e regras
4.3.Estilos e temáticas
4.4.Tipos de opinião: do editorial à crítica
5.Suportes de Imagem (4T)
5.1.Reportagem fotográfica
5.2.Ícones e Símbolos
5.3.Desenho, Caricatura e Cartoon
5.4.Mapas
5.5.Gráficos
5.6.Infografias
6.Grandes Temas (2T)
7.O fim dos Géneros Jornalísticos? (2T)
Prática
1.Notícia (4P)
1.1.Análise de diferentes tipos de notícias
1.2.Técnicas de construção da notícia: as pirâmides
1.3.Títulos
1.4.Leads
2.Entrevista (2P)
2.1.Análise de entrevistas escritas
2.2.A entrevista na televisão
3.Reportagem (4P)
3.1.Análise de reportagens escritas
3.2.A reportagem na rádio e na televisão
3.3.Diferentes ângulos de abordagem
3.4.Descrição de ambientes e intervenientes
3.5.A importância do discurso direto
4.Opinião (2P)
4.1.Análise de artigos de opinião
4.2.Programas televisivos de comentadores
4.3.A importância dos editoriais
4.4.Os casos específicos da crítica
5.Outros Géneros (4P)
5.1.Traçar o perfil de um protagonista
5.2.Preparação e realização de um inquérito de rua
5.3.Análise de suportes de imagem
5.4.Análise de Grandes Temas
6.Apresentação e discussão dos trabalhos obrigatórios (8P)
Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica: Prova escrita (60%) + Trabalhos feitos nas aulas (20%) + Trabalho obrigatório (20%)
- Consultar docente sobre temas de trabalhos e respetivas entregas.
Exame (100%)
Exame de Recurso (100%)
Bibliografia
- Grijelmo, A. (2000). El estilo del periodista. Marid: Taurus
- Kovach e Rosentiel, B. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
- Público, J. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público
- Sousa, J. (2002). Olá Mariana - O Poder da Pergunta. Lisboa: Oficina do Livro
Método de Ensino
Desenvolvimento de conceitos teóricos com referências a artigos académicos e jornalísticos. Análise e identificação das características dos conteúdos jornalísticos. Apresentação/discussão de trabalhos produzidos em contexto de sala de aula.
Software utilizado nas aulas
NA