IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Comunicação Social

Atelier II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (2)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação II tem como objetivo a análise, discussão e prática de conceitos e processos inerentes ao trabalho criativo e de planificação de marketing e comunicação.
Os alunos terão que aperfeiçoar a Língua Portuguesa num espaço próprio do Atelier.

Programa
Módulo A: Estratégia de Marketing e Comunicação
1.A escrita na Comunicação
2.Projeto de Laboratório de Pesquisa e Investigação de Marketing
3.Projeto de Laboratório de Comunicação
4.Etapas da elaboração de um Plano de Comunicação
5.Técnicas de Criação de Ideias: Listas de atributos e Brainstorming
6.A Ética na Comunicação e nas Empresas

Módulo B: A importância da Língua Portuguesa no sucesso da Comunicação Empresarial
1. Causas dos principais erros de ortografia: particularidades de acentuação, sinais e regras de pontuação, concordância verbal
2.Novo Acordo Ortográfico
3.Comunicação escrita (seleção e reformulação da informação; análise de planos de comunicação)
4.Comunicação oral (técnicas de expressão oral; preparação de uma intervenção oral)

Metodologia de avaliação
Av. Contínua:
A: 2 Trabalhos obrigatórios: individual(60%), grupo (40%)
B:Desempenho dos alunos na organização da Semana da Comunicação (100%).
Nota da UC = (Nota Mod A * 70%) + (Nota Mod B * 30%)

Bibliografia
- Canhoto, R. e Faria, H. e Rodrigues, J. e Dionísio, P. e Nunes, R. (2009). b-Mercator Blended Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Cunha, C. e Cintra, L. (1992). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá Costa
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português - da Língua aos Discursos. Porto: Porto Editora
- Vicente, J. e Dioní­sio, P. e Levy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2011). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Aulas de cariz essencialmente prático, onde serão explanados os conceitos teóricos como princípio orientador do trabalho.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado