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Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

Géneros Jornalísticos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905484.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Adquirir conhecimentos que permitam identificar os Géneros Jornalísticos utilizados nos media com vista à respetiva produção. Aplicar os conhecimentos teóricos na análise de artigos publicados na imprensa e /ou editados em meios audiovisuais, assim como na produção de conteúdos jornalísticos.

Programa
Teóricas
1. Notícia (4 T)
1.1. Pressupostos
1.2. Actualidade, veracidade, significado e interesse
1.3. As seis perguntas
1.4. Tipos de notícias
1.5. O lead
1.6. A entrada
1.7. Os títulos
1.8. Regras de construção da notícia
1.9. Técnicas de construção da notícia: as pirâmides
1.10. A validade e/ou a erosão da pirâmide invertida

2. Entrevista (4 T)
2.1. Porquê entrevistar
2.2. Ideias-chave da entrevista
2.3. Pergunta/resposta ou texto corrido
2.4. Tipos de entrevista
2.5. Preparação e antecipação de problemas
2.6. Definição das regras do jogo
2.7. Condução da entrevista
2.8. Passar da gravação à redacção

3. Reportagem (6 T)
3.1. Género nobre?
3.2. Pequenas e grandes reportagens
3.3. Tipos de reportagens
3.4. Estilos de reportagens
3.5. Preparação e antecipação dos problemas
3.6. A procura da informação
3.7. Escolha do ângulo
3.8. Descrição de ambientes e intervenientes

4. Opinião (2 T)
4.1. Um espaço diferente
4.2. Características e regras
4.3. Estilos e temáticas
4.4. Tipos de opinião: do editorial à crítica

5. Suportes de Imagem (4 T)
5.1 Reportagem fotográfica
5.2 Ícones e Símbolos
5.3 Desenho, Caricatura e Cartoon
5.4 Mapas
5.5 Gráficos
5.6 Infografias

6. Grandes Temas (2T)

7. O fim dos Géneros Jornalísticos? (2T)


Prática

1. Notícia (4 P)
1.1. Análise de diferentes tipos de notícias
1.2. Técnicas de construção da notícia: as pirâmides
1.3. Títulos
1.4. Leads

2. Entrevista (2 P)
2.1. Análise de entrevistas escritas
2.2. A entrevista na televisão

3. Reportagem (4 P)
3.1. Análise de reportagens escritas
3.2. A reportagem na rádio e na televisão
3.3. Diferentes ângulos de abordagem
3.4. Descrição de ambientes e intervenientes
3.5. A importância do discurso direto

4. Opinião (2 P)
4.1. Análise de artigos de opinião
4.2. Programas televisivos de comentadores
4.3. A importância dos editoriais
4.4. Os casos específicos da crítica

5. Outros Géneros (4 P)
5.1. Traçar o perfil de um protagonista
5.2. Preparação e realização de um inquérito de rua
5.3. Análise de suportes de imagem
5.4. Análise de Grandes Temas


6. Apresentação e discussão dos trabalhos obrigatórios (8 P)

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica: Frequência (60%) + Trabalhos feitos nas Aulas (20%) + Trabalho obrigatório (20%) - Consultar docente sobre temas de trabalhos e respetivas entregas.

Exame (100%)

Exame de Recurso (100%)

Bibliografia
- Grijelmo, A. (2000). El estilo del periodista. Marid: Taurus
- Kovach e Rosentiel, B. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
- Público, J. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público
- Sousa, J. (2002). Olá Mariana - O Poder da Pergunta. Lisboa: Oficina do Livro

Método de Ensino
Desenvolvimento de conceitos teóricos com referências a artigos académicos e jornalísticos. Análise e identificação das características dos conteúdos jornalísticos. Apresentação/discussão de trabalhos produzidos em contexto de sala de aula.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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