Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
- Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos de comunicação
Programa
1 O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2 Públicos e Multidões. O contributo de Lasswell. A visão de Lazarsfled.
3 A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos.
4 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento. Sociologia da comunicação.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Realização de trabalhos durante as aulas.
Trabalho de grupo: leitura comentada e discussão de artigos.
Frequência.
Avaliação por exame.
Bibliografia
- McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston: MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: FCG
- Pissara Esteves, J. (2002). Comunicação e Sociedade. Lisboa: Livros Horizonte
- Pissara Esteves, J. (2014). Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica