IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

Técnicas de Expressão Oral e Escrita

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054810.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
- Sandra Sofia Antunes Pereira Barata (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem:
A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundividência.
B- Desenvolver competências gramaticais e discursivas.
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos.
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita.

Programa
1. Formas de Comunicação.1.1. comunicação verbal 1.2. comunicação não-verbal 1.3. Ruido na comunicação
2. Enunciação.2.1. Enunciação da Língua; 2.2. Modalização do discurso
3. Texto e Discurso. 3.1. Multiplicidade/ funcionalidade dos géneros discursivos; heterogeneidade composicional dos textos; 3.2. sequências textuais - casos da sintaxe e semântica textual
4. Expressão escrita 4.1. modo escrito 4.2. estrutura textual - coerência e coesão; referencia sentido e anáfora
5.Expressão oral 5.1 eloquência, oratória e argumentação 5.2.conversação 5.3.Exercícios práticos:postura e escolhas discursivas em situação de interacção - a entrevista a reunião; a exposição
6.Regras de elaboração de trabalhos: realização e apresentação.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 1 exposição oral (15%)+ 3 trabalhos escritos com exposição oral (45%);1 FREQUENCIA(40%)
Avaliação periódica: 1 trabalho escrito com exposição oral (30%)+ 1 frequência(70%)
Exame: 1 trab. esc. e exp. oral 30% + prova escrita 70%

Bibliografia
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português - da Língua aos Discursos. Porto: Porto Editora
- Maestro, G. (2000). Como Falar em publico. lisboa: Estampa
- Mira Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
- Oliveira, M. (2005). Fábrica do Texto. Cascais: Arte Plural

Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática. c)Tutorias.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
apoio moodle

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado