Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054725.
Docente(s)
            - Luís Miguel Ferreira Nunes  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Assegurar aos alunos a aprendizagem teórica e prática dos principais tipos de instrumentos para a realização de estudos de mercado e inquéritos à opinião pública para a caracterização de
mercados, públicos e comportamentos do consumidor. Função e abordagens de estudos quantitativos e qualitativos.
Programa
          1.) Introdução aos estudos de mercado; 
2.) Planeamento do estudo de
mercado; 
3.) Selecção e Gestão de Recursos; 
4.) Abordagens metodológicas; 
5.) Instrumentos de recolha de dados; 
6.) Estudos por amostragem; 
7.) A análise de dados; 
8.) A interpretação de dados; 
9.) A apresentação da informação.
Metodologia de avaliação
          Todos os alunos serão sujeitos a avaliação periódica.
Apresentação de um trabalho escrito (40%), teste (60% para a
nota final). Os alunos que obtiverem uma nota final igual ou
superior a 10 valores serão dispensados de avaliação final.
Bibliografia
          - GHIGLIONE, MATALON, R. (1997). O Inquérito. Oeiras:  Celta
- Lopes, J. (2007). Fundamental dos Estudos de Mercado -Teoria e prática. Lisboa:  Sílabo
- Reis, R.Moreira, E. (1993). Pesquisa de Mercado. Lisboa:  Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
          SPSS

















