IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

[CEM] Marketing Digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054724.

Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Introduzir os alunos na realidade e desafios do Marketing na era Web 2.0 e 3.0, abordando as principais vertentes do Marketing Digital.
Os alunos deverão conseguir interpretar, planificar e implementar acções de comunicação e marketing digital, integradas em planos de comunicação on e offline.

Programa
1. Introdução e definições conceptuais (NC 6H)
1.1. Comunicação e Marketing Digital
1.2. Suportes e soluções tecnológicas
1.3. Evolução para a Web 2.0 e 3.0
1.4. Mercados Globais vs Locais

2. E-Commerce (NC 12H)
2.1. Estratégias de Marketing Digital
2.2. Os 4Ps digitais
2.3. Blended Marketing
2.4. B2B, C2C, B2C, C2B
2.5. Logística e Distribuição

3. Promoção online (NC 12H)
3.1. Soluções de Publicidade online
3.2. SEM, SEO, SEA
3.3. Marketing Viral
3.4. Redes Sociais

4. Marketing Base de Dados (NC 6H)
4.1. BigData
4.2. E-CRM
4.3. Dataminig
4.4. Marketing Directo Electrónico

5. Avaliação e Controlo (NC 6H)
5.1. Métricas de Avaliação
5.2. Questões Fiabilidade

6. Tendências web 3.0 (NC 3H)
6.1. Multicanais e Multiplataformas
6.2. Crowd-sourcing, -collaboration, - computing
6.3. Web inteligente
6.4. The Internet of Things

Metodologia de avaliação
A avaliação periódica: trabalho escrito (40% para a nota final) e teste (60% para a nota final).

=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for < 7).

Avaliação final: exame escrito (100%)

Bibliografia
- CARRERA, F. (2014). Marketing Digital na versão 2.0. Lisboa: Edições Silabo
- CHARLESWORTH, A. (2010). A revolução digital. Lisboa: Livraria Civilização Editora
- DIONISIO , P. (2009). B Mercator. Lisboa: Dom Quixote
- RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing. London: KOGAN PAGE LTD

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado