Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054723.
Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Aproveitamento na disciplina de Introdução ao Marketing.
Objetivos
Adquirir competências de análise e reflexão estratégica na área do planeamento e da gestão do Mkt;adquirir aptidões de interpretação e de operacionalização de uma estratégia de Mkt; serem capazes de articular autonomamente uma linha de orientação estratégica.
Programa
1. Abordagem Conceptual (NC 9H)
A evolução do Conceito de Marketing
O Marketing como filosofia da empresa
B2B vs. B2C
Marketing Comercial vs. Marketing Sem Fins Lucrativos
Marketing Interno
2. A Organização do Departamento de Marketing (NC 3H)
3. A Construção da Marca (NC 6H)
A Importância e a Identidade da Marca
Brandkey Vision e Brand Book
4. A estratégia de Marketing (NC 9H)
Definição de Objectivos
Análise dos Factores Envolventes
A Tomada de Decisão
Definição do Marketing-Mix
5. O Briefing (NC 3H)
A importância do Briefing
Como se constrói um Briefing
6. A Importância do Planeamento (NC 6H)
Planear como Factor de Sucesso
Como Planear
Controlar o Plano
7. Avaliação da Estratégia (NC 6H)
A avaliação é a chave do sucesso
Métodos de Avaliação
A Importância dos Fracassos
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho escrito com apresentação oral, 40% da avaliação final.
Teste, 60%.
Nos demais aspectos da avaliação, aplicar-se-á o estipulado no regulamento da ESTA.
Bibliografia
- Dionísio, P. e Joaquim, V. e Jacques, L. e Julien, L. (2015). Mercator da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. Inglaterra: Prentice Hall
- Malcom, M. (2008). On Marketing Planning. Londres: Kogan Page
- Pedro, C. (2005). Estratégias de Marketing - colectânea de casos portugueses. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Aulas de cariz teórico como forma de transmissão das teorias existentes. Aulas de cariz prático, onde serão desenvolvidos trabalhos que exercitam os conhecimentos transmitidos.
Software utilizado nas aulas