Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054410.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Objetivos
Assegurar a aprendizagem teórica e prática dos principais métodos, objectivos e instrumentos para a gestão da comunicação em cenários de crise, em organizações públicas e privadas, tendo em vista as especificidades da Comunicação de Crise junto da Opinião Pública e dos diversos públicos-alvo.
Programa
1.Introdução
2. Factores relevantes na gestão das organizações: prevenir a crise
3. Antecipar a crise
4. Preparar a crise
5. Identificar tipos e variáveis de uma crise
6. Gerir a crise
7. Avaliação dos efeitos da crise e da comunicação e crise
Metodologia de avaliação
A avaliação periódica será realizada mediante a apresentação de um trabalho escrito (40% para a nota final) e da realização de um teste (60% para a nota final).
Bibliografia
- MENDES, COSTA, A. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Lisboa: Sílabo
- ULMER, et al, R. (2007). Effective Crisis Communication: Moving From Crisis to Opportunity. Thousand Oaks: Sage
Método de Ensino
Aulas Teórico-Práticas onde se propõe a realização de exercícios.
Software utilizado nas aulas