Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054231.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Domínio da Língua Inglesa, uma vez que uma boa parte dos textos de apoio e bibliografia são nesta língua.
Objetivos
          Findo o semestre, os(as) alunos e alunas deverão ser capazes de: 
- compreender o processo de comunicação e o(s) conceito(s) de cultura; 
- entender as dimensões culturais e as implicações práticas das mesmas aos níveis da escrita, da oralidade e dos media; 
- analisar diferentes performances comuni
Programa
          C1. Comunicação e Cultura:
 Pressupostos conceptuais; 
 Processo de comunicação e intervenientes; 
 Papel dos meios de comunicação na cultura contemporânea; 
 Cultura e Identidade; 
C2. Comunicação de produtos culturais:
 Quem comunica? 
 Porque se comunica? 
 O que se comunica?
 Como se comunica? 
 Onde se comunica?
C3. Importância das TIC;
C4. Os principais órgãos da comunicação de cultura.
Metodologia de avaliação
          M1 Aulas expositivas e M2 aulas práticas de leitura e análise de textos verbais e visuais;
Avaliação Contínua: 1 trabalho de grupo (40%) + 1 trabalho individual (60%);
Avaliação Final: Exame escrito (100%)
A participação ativa e construtiva nas aulas
Bibliografia
          - CAREY, J. (1992). Communication as culture: essays on media and society. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque:  Routledge
- CROWLEY, D.  e HEYER, P. (2003). ,Communication in history: technology, culture, society. (Vol. --). (pp. -----). Boston:  Allyn and  Bacon
- FISK, J. (2004). Introdução ao Estudo da Comunicação. (Vol. --). (pp. -----). Porto:  Edições Asa
- MATTELART, A. (1996). The invention of communication. (Vol. --). (pp. -----). Minneapolis:  University of Minnesota Press
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com grande enfoque na análise de textos verbais e visuais.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica.

















