Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054231.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio da Língua Inglesa, uma vez que uma boa parte dos textos de apoio e bibliografia são nesta língua.
Objetivos
Findo o semestre, os(as) alunos e alunas deverão ser capazes de:
- compreender o processo de comunicação e o(s) conceito(s) de cultura;
- entender as dimensões culturais e as implicações práticas das mesmas aos níveis da escrita, da oralidade e dos media;
- analisar diferentes performances comuni
Programa
C1. Comunicação e Cultura:
Pressupostos conceptuais;
Processo de comunicação e intervenientes;
Papel dos meios de comunicação na cultura contemporânea;
Cultura e Identidade;
C2. Comunicação de produtos culturais:
Quem comunica?
Porque se comunica?
O que se comunica?
Como se comunica?
Onde se comunica?
C3. Importância das TIC;
C4. Os principais órgãos da comunicação de cultura.
Metodologia de avaliação
M1 Aulas expositivas e M2 aulas práticas de leitura e análise de textos verbais e visuais;
Avaliação Contínua: 1 trabalho de grupo (40%) + 1 trabalho individual (60%);
Avaliação Final: Exame escrito (100%)
A participação ativa e construtiva nas aulas
Bibliografia
- CAREY, J. (1992). Communication as culture: essays on media and society. (Vol. --). (pp. -----). Nova Iorque: Routledge
- CROWLEY, D. e HEYER, P. (2003). ,Communication in history: technology, culture, society. (Vol. --). (pp. -----). Boston: Allyn and Bacon
- FISK, J. (2004). Introdução ao Estudo da Comunicação. (Vol. --). (pp. -----). Porto: Edições Asa
- MATTELART, A. (1996). The invention of communication. (Vol. --). (pp. -----). Minneapolis: University of Minnesota Press
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com grande enfoque na análise de textos verbais e visuais.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica.