Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054216.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Esta disciplina visa incentivar os mais e os menos jovens a, pelo menos considerarem a possibilidade de se tornar empreendedores e iniciar o seu próprio negócio e empresa.Esta disciplina pretende dar resposta a um conjunto de questões que se colocam à gestão e aos gestores de hoje.
Programa
          Introdução ao Empreendedorismo; O Empreendedor; Oportunidades e ideias: Criar, moldar, Reconhecer e Capturar; O Marketing da Nova Empresa; O Ambiente e a Indústria; Estratégias genéricas de negócio; Construir a equipa e gerir pessoas.
Metodologia de avaliação
          Frequência e Aulas assistidas. Frequência: 90%.Assiduidade às aulas: 10%; O aluno obtém aprovação com 10 valores (média do da frequência e assiduidade nas aulas)
Bibliografia
          - A. Shane, S.  e A. Baron, R. (2006). EMPREENDEDORISMO  Uma Visão do Processo. Lisboa:   CENGAGE LEARNING
- Correia Ribeiro, P.  e Costa, H. (2007). Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios. Lisboa:  Edições Lidl
- DRUCKER,  . (1986). Inovação e Gestão,. Estados Unidos:  Editorial Presença
- Ribeiro Serra, F.  e Carvalho Santos,  .  e Portugal Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor-Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          

















