Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054207.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos devem ser sensibilizados para a relevância das questões da área da Gestão. Fornecer conhecimentos acerca de conceitos básicos, instrumentos e ferramentas essenciais à gestão estratégica de uma organização permitindo uma maior capacidade de argumentação na tomada de decisão
Programa
Organização: O Planeamento Empresarial; A Empresa e o seu Ambiente. Como criar uma Empresa Processo de Controlo. Avaliação de desempenho. Acções correctivas
Tipos de controlo
Pontos estratégicos de controlo
Reacções negativas ao controlo
Prevenção de reacções negativas
Acção disciplinar
Contribuição para a produtividade
Metodologia de avaliação
Frequência (100%)
Bibliografia
- DRUCKER, . (1986). Inovação e Gestão,. Estados Unidos: Editorial Presença
- PORTER, M. (1990). Competitive Advantage of Nations. Estados Unidos: Simon & Schuster
- PORTER, M. (2005). Estratégia Competitiva. Estados Unidos: Editora Campus
- WEST, A. (1992). Planeamento da Empresa,. Barcarena: Editorial Presença
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas