Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054121.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Conferir aos alunos a capacidade de interpretar e manipular os
principais conceitos e instrumentos da análise de audiências.
Introduzir as perspectivas da oferta e da procura, da eficácia e
eficiência na gestão dos suportes de comunicação social e da
avaliação dos seus impactos nas audiências.
Programa
1.) Introdução à Análise de Audiências;
2.) As audiências em Portugal;
3.) Os Instrumentos de Medição.
4.) Conceitos essenciais na análise de audiências;
5.) Estratégia e Planeamento de Meios;
6.) Pré e Pós-Avaliação de Campanhas.
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica através da realização de um trabalho prático (40%) e de um teste escrito (60%).
Bibliografia
- Brochand, B. (1999). Publicitor. Lisboa: Dom Quixote
- McQuail, D. (1997). Audience Analysis. London: SAGE
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e
exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas