Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054120.
Docente(s)
- Miguel Eduardo de Osório Pinto dos Santos (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreender a comunicação e os mass media de uma perspectiva sociológica; Adquirir uma perspectiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre a comunicação em disciplinas específicas; Dotar os alunos com a capacidade de construir a sua própria visão dos media e da sociedade em que vivem;
Programa
Apresentação da Sociologia como forma de consciência;
As três grandes narrativas sociológicas da modernidade; A Síntese Parsoniana; Três visões da post modernidade; A emergência do paradigma comunicacional; As Principais tradições teóricas sobre a comunicação; O poder dos media e três questões recorrentes
Metodologia de avaliação
1º Frequência (50%)+ 2º Frequência (50%) ou Trabalho (50%))
Bibliografia
- Giddens, A. (1991). The consequences of modernity. (Vol. IX, [2],). Cambridge: Polity Press
- Giddens, A. (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- RITZER, G. (2004). Sociology. Estados Unidos: Ed Mc Graw Hill
- Raposo, R.(1995). Sociologia. Estados Unidos: Mc Graw-Hill
Método de Ensino
Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo; aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas