IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Comunicação Social

Sociologia da Comunicação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054120.

Docente(s)
- Miguel Eduardo de Osório Pinto dos Santos (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender a comunicação e os mass media de uma perspectiva sociológica; Adquirir uma perspectiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre a comunicação em disciplinas específicas; Dotar os alunos com a capacidade de construir a sua própria visão dos media e da sociedade em que vivem;

Programa
Apresentação da Sociologia como forma de consciência;
As três grandes narrativas sociológicas da modernidade; A Síntese Parsoniana; Três visões da post modernidade; A emergência do paradigma comunicacional; As Principais tradições teóricas sobre a comunicação; O poder dos media e três questões recorrentes

Metodologia de avaliação
1º Frequência (50%)+ 2º Frequência (50%) ou Trabalho (50%))

Bibliografia
- Giddens, A. (1991). The consequences of modernity. (Vol. IX, [2],). Cambridge: Polity Press
- Giddens, A. (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- RITZER, G. (2004). Sociology. Estados Unidos: Ed Mc Graw Hill
- Raposo, R.(1995). Sociologia. Estados Unidos: Mc Graw-Hill

Método de Ensino
Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo; aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado