Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054412.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Identificar todas as particularidades que compõem a análise global e integrada dos públicos-alvo, definindo-os na sua integridade e cruzando-o com todas as variáveis que o influenciam, permitindo o desenvolvimento de produtos, marcas, bens e serviços e respetivas estratégias de posicionamento.
Programa
Análise do Consumidor - Dados Internos; Outros Públicos; Segmentação; Características do Consumidor; Estratégias de Comunicação aplicadas aos targets; Hábitos de compra e de uso - Sentimentos envolvidos; Imagem de marca - Relacionamento com a Marca; Imagem dos concorrentes; Grau de Envolvimento; Relacionamento com a categoria; Hábitos de Compra.
Metodologia de avaliação
Trabalho Final: A escolha de uma estratégia global de comunicação com base no estudo global de um target específico (100%)
Bibliografia
- Kapferer, J. (2003). As Marcas, Capital da Empresa: Criar e Desenvolver Marcas Fortes. Porto Alegre: Bookman
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios.
Software utilizado nas aulas