Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054404.
Docente(s)
            - Joana Conceição dos Santos  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem adquirir competências de análise e reflexão estratégica na área do planeamento e da gestão do Marketing; devem adquirir aptidões de interpretação e de operacionalização de uma estratégia de Marketing e serem capazes de articular autonomamente uma linha de orientação estratégica.
Programa
          1.Introdução e definições conceptuais
2.Planeamento Estratégico de Marketing  
3.Modelos de diagnóstico 
4.A selecção de opções 
5.Concretização da Estratégia de Marketing
6.Avaliação e Controlo  
Metodologia de avaliação
          A avaliação periódica será realizada mediante a apresentação de um trabalho escrito (40% para a nota final) e da realização de um teste (60% para a nota final)
Bibliografia
          - Carvalho, Filipe, JC, J. (2006). Manual de Estratégia. Lisboa:  Sílabo
- Lambin, J. (2000). Marketing Estratégico. Lisboa:  McGraw-Hill Portugal
- Lindon, E. (2008). Mercator XXI  Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  D. Quixote
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios.
Software utilizado nas aulas
          

















