Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054143.
Docente(s)
            - Hália Filipa da Costa Santos  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Enquadrar temáticas transversais ao exercício de diferentes profissões e actividades no campo da comunicação, com especial incidência no Jornalismo e na Com. Empresarial. Recorrendo a diferentes realidades, os alunos deverão  distinguir diferentes práticas, aperfeiçoando o sentido crítico.
Programa
          Noções de Ética e contextualização teórica; Ética na Com. Pública; Ética e Responsabilidade Social nas Empresas de Comu.; Ética nos Meios de Com. Social; Ética de Responsabilidade no Jornalismo; Ética na Com. Audiovisual; Ética na Publicidade; Ética Comunicacional na Internet; Códigos Deontológicos e Regulamentos; Livros de Estilo e Provedores; Organismos institucionais;Casos de estudo.
Metodologia de avaliação
          Frequência (60%) e trabalho obrigatório (40%). Nota mínima, 10, resultando da média. 
Exame (100%).
Bibliografia
          - Aznas, H. (2005). Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona:  Paidós
- Faustino, P. (2007). Ética e responsabilidade social dos Media. Odivelas:  Formal Press
- Martins, F. (2006). A geração da Ética. Coimbra:  Minerva
- Ocejas, J.  e Agejas, J. (2002). Ética de la comunicación y de la Información. Barcelona:  Ariel
Método de Ensino
          Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Análise de conteúdos dos Media.
Software utilizado nas aulas
          

















