Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021
3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP , Cód. 601613.
Docente(s)
- Maria da Conceição Rodrigues Teixeira Martins (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem perceber o papel do indivíduo enquanto elemento integrante de uma organização, quais os condicionalismos, e as relações entre os indivíduos.
Os alunos devem compreender a importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
Programa
Cap. I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do Comportamento Organizacional.
1.2. Evolução das teorias das organizações.
1.3. Estrutura e desenho organizacionais.
1.4. Acolhimento e integração dos colaboradores.
1.5. Cultura organizacional.
Cap. II - Novos fundamentos do comportamento
2.1. Variáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças - a gestão das gerações.
2.2. Processo de mudança organizacional.
2.3. Gestão de ambientes de trabalho saudáveis vs. gestão de ambientes de trabalho tóxicos.
2.4. A comunicação organizacional.
Cap. III - Inteligência emocional e o seu impacto na globalização
3.1. Importância das emoções no comportamento.
3.2. Avaliar o impacto da globalização no capital humano.
Cap. IV - Processo de motivação vs. frustração
4.1. Conceptualização do processo de motivação.
4.2. A motivação e a frustração.
4.3. Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos.
Cap. V - Satisfação no trabalho
5.1. Conceptualização do processo de satisfação.
5.2. Antecedentes da satisfação.
5.3. Consequências da satisfação.
Cap. VI - Stress no trabalho
6.1. Conceptualização do processo de stress no trabalho.
6.2. Causas do stress.
6.3. Consequências do stress: o burnout.
Cap. VII - Equipas de trabalho nas organizações
7.1. Tipos e características dos grupos.
7.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa.
Cap. VIII - Liderança
8.1. Evolução das teorias da liderança.
8.2. A liderança e o empreendedorismo no feminino.
8.3. O poder, o controlo e o conflito.
Cap. IX - Tendências da Gestão do Capital Humano
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: provas escritas (50%) e trabalhos desenvolvidos em aula (50%). São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota média seja igual ou superior a 10 valores.
Épocas de Exame: prova escrita (100%).
Bibliografia
- Campos e Cunha, R. e Neves, P. e Cabral-Cardoso, C. e Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Matteson, M. e Konopaske, R. e Ivancevich, J. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Neck, C. e Houghton, J. e Murray, E. (2019). Organizational Behavior: A Skill-Building Approach. (Vol. 2nd Edition). California, USA: SAGE Publications, Inc
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Silabo
- Robbins, S. e Judge, T. (2019). Organizational Behavior. (Vol. 18th Edition). USA: Pearson
- Rodrigues, A. e Silva, M. e Couto, A. e Lousã, E. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Práticas num contexto em transformação. Lisboa: Vida Económica
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos com recurso ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)