IPT Logotipo do IPT

Comunicação Social

Análise de Audiências

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054817.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Esta unidade curricular pretende fomentar nos alunos a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências que lhes permitam:

a) Compreender as dinâmicas entre os diferentes players envolvidos na análise das audiências;

b) Identificar as características dos meios e dominar as metodologias de análise para cada tipologia de meio de comunicação, offline e online;

c) Enquadrar a temática no contexto da era digital;

d) Compreender as principais métricas de audiências;

e) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais recentes estudos de audiências;

f) Conhecer e interpretar os principais estudos de mercado com relevância para a análise de audiências.

Programa
1. Audiências
1.1. Conceito
1.2 Segmentação de audiências
1.3. O poder e a guerra das audiências

2. Os Média e as audiências
2.1. Evolução e características
2.2 Ser global / ser local – comunicação glocal
2.3 Métodos de medição de audiências nos diferentes meios
2.4 Audiências e métricas nos média online e offline
2.5 Conteúdos ajustados às audiências: programação dos media
2.6 Tabelas de Publicidade
Investimento publicitário nos media on-line e off-line
2.7 Negociação nos media

3. Estudos de audiências
3.1 Na área da imprensa escrita
3.2 No campo da rádio
3.3 No domínio da televisão
3.4 No âmbito do cinema
3.5 Na esfera da Internet
3.6 Inquéritos e sondagens

4. Estudos de caso

Metodologia de avaliação
Avaliação em Frequência (tutoria):
1 trabalho individual - 100%

Avaliação em Exame e Recurso:
Classificação obtida no trabalho individual em Frequência - 35%
Prova escrita - 65%

Avaliação Época Especial:
Prova escrita - 100%

Em todas as épocas, a aprovação com classificação, resultante da média ponderada, igual ou superior a 10 valores.

As formas de avaliação indicadas aplicam-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aos Estudantes Erasmus e Internacionais.

Em Época Especial, aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

Bibliografia
- Abrantes, J. e Davan, D. (2006). Televisão: Das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte
- Elias, H. (2006). A Sociedade Optimizada pelos Media. Lisboa: MediaXXI - Formal Press
- Livingstone, S. (2004). The challenge of changing audiences: Or, what is the researcher to do in the age of internet?. Londres: Londres: LSE Research
- Portela, P. (0). Introdução aos estudos de audiência. Acedido em 16 de fevereiro de 2021 em www.cecs.uminho.pt

Método de Ensino
Método teórico e expositivo, podendo a docente adotar o papel de moderadora para gerar o espírito analítico e crítico.

Em situação de ensino a distância, as aulas poderão recorrer ao método síncrono e assíncrono e a aulas invertidas.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado