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Ano Letivo: 2023/24

Comunicação Social

Atelier III

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.

Docente(s)
- Andreia Maria Alves de Almeida (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
No final do semestre o aluno deverá estar capacitado para:
a. Elaborar estratégias de médio e longo prazo no âmbito do Marketing estratégico;
b. Definir estratégias de Comunicação e Marketing;
c. Definir as características dos públicos-alvo e adequar as ações de comunicação aos respetivos meios e plataformas de comunicação;
d. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral;
e. Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão;
f. Desenvolver capacidades éticas e pessoais;
g. Aplicar de forma prática conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares do ciclo de estudos;

Programa
1. Marketing Estratégico
a. O que é o Marketing estratégico;
I. Análise ambiental;
II. Segmentação de mercado;
III. Posicionamento da marca;
IV. Desenvolvimento de Produtos/Serviços;
V. Determinação de Metas e Objetivos a longo
prazo.
2. Marketing Operacional
a. O que é o Marketing operacional;
b. Do Marketing Estratégico ao Marketing operacional;
c. Desenvolver um Plano de Comunicação Integrado;
I. O briefing;
II. Objetivos de comunicação;
III. Público-alvo;
IV. Definição da mensagem;
V. Os meios e suportes de comunicação blended
VI. Definição e criação das peças de comunicação
adaptadas a cada suporte: do layout aos
conteúdos.
VII. Elaboração do cronograma/calendarização com
as ações de comunicação;
VIII. Orçamentação de todas as ações de
comunicação;
IX. Avaliação e Métricas;
XX. Contingências e responsabilidades.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Nesta época, a avaliação da UC é contínua e resulta da seguinte média ponderada: Participação - 15% + Trabalho Teórico Prático - 50% + Apresentação de Trabalho 35%. O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por Exame
Nesta época, a avaliação da UC resulta da seguinte média ponderada: Trabalho Teórico Prático, cujo enunciado é divulgado no decorrer do semestre - 50% e Apresentação do Trabalho 50%. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua defesa. Nesta UC aplica-se o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de Exame). O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-estudantes. Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar o/a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Estudantes Erasmus
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus. Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.

Bibliografia
- Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade.. Lisboa: Estrela Polar
- Kotler, P. e Et al, . (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade.. Lisboa: Actual Editora
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Lupton, E. e Cole Phillips, J. e , . (2008). Graphic Design: The New Basics . (Vol. 1). (pp. 1-264). United States : Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. United States: Princeton Architectural Press
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
- Sherin, A. (2017). Introduction to Graphic Design : A Guide to Thinking, Process & Style. (pp. 1-240). United Kingdom: Bloomsbury Publishing

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa com a com projeto prático e tarefas reais a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter contínuo.

Software utilizado nas aulas
Apps Office;
Apps Adobe Creative Cloud.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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